Programa de Intervenção Focalizada - PIF








O Programa de Intervenção Focalizada nasce da ideia de ensaiar intervenções preventivas, na área das toxicodependências, mais qualificadas e baseadas em critérios de rigor técnico e científico. Nasce também da necessidade de se promoverem intervenções de tipo selectivo para os tradicionais grupos vulneráveis, mas também para os actuais consumidores e padrões de consumo de substâncias psicoativas em contextos recreativos.

A selecção dos projectos obedeceu a um conjunto de critérios,
que operacionalizam os princípios orientadores do programa, estes baseados nas actuais revisões sobre eficácia na intervenção preventiva das toxicodependências (critérios disponíveis no Portal de Boas práticas do European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction - EMCDDA. http://www.emcdda.europa.eu/attachements.cfm/att_49119_PT_Portugal_crit%C3%A9rios%20de%20Qualidade_PIF.doc).

Para a concepção dos projectos e candidatura ao programa, foram disponibilizados na página do IDT, diversos instrumentos e materiais criados para o efeito. Estes materiais podem ainda ser encontrados no seguinte endereço: http://www.idt.pt/id.asp?id=p3p679p758p773

Pretendemos com o espaço agora criado, dar a conhecer os projectos em desenvolvimento no âmbito do PIF e abrir a possibilidade de, num registo informal e “desinstitucionalizado”, promover a troca de informação e a partilha de experiências entre os projectos que compõe o programa, mas também com todos aqueles que se interessam pela prevenção das toxicodependências numa perspectiva de co-construção crítica, actual e criativa.

A equipa do PIF
Imagens retiradas de http://www.artfavor.com

2 comentários:

mariomar disse...

Estou orgulhoso por escrever o primeiro comentário ao blog do PIF...
O rigor e a seriedade de todo o Programa, e da equipa que o tem levado à prática, são a garantia de que este blog será certamente um espaço de reflexão importante no desenvolvimento da prevenção selectiva.
Portanto, PARABÉNS à equipa do PIF, saudações aos futuros participantes, nomeadamente dos interventores no/do terreno e... LONGA VIDA AO PIF !!!

Mário Martins

Natacha Torres da Silva disse...

Que bela ideia - o blog do PIF. Muitos parabéns!