Nome do Projecto: Recreative Safe Vibe

Entidade: Cercina – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré

Categoria: Indivíduos com padrões de consumo de substâncias psicoactivas



RSV – Recreative Safe Vibe é um projecto de nvestigação-acção, de prevenção selectiva das toxicodependências, junto de frequentadores de espaços recreativos nocturnos, de quatro concelhos do Litoral do Distrito de Leiria – Caldas de Rainha, Leiria, Nazaré e Peniche.





RSV, Escolhe o Teu Som – Em Acção…

Assim, nos espaços recreativos parceiros – Green Hill, Beat Club, Nafta e Blá Blá – um grupo de jovens voluntários, numa perspectiva de intervenção inter-pares
, tem desenvolvido estratégias informativas e de redução de riscos.
Para o efeito, têm vindo a ser distribuídos materiais informativos e promocionais, alguns deles criados especificamente para o projecto.










Têm sido também realizadas Festas RSV - Escolhe o Teu Som, nos vários espaços parceiros, intervenções nas Semanas Académicas e Recepção ao Caloiro (Caldas da Rainha, Leiria e Peniche) e outras festas académicas (Caldas Lathe Night e Festival “Uma Só Voz”), nas quais foram desenvolvidas as mesmas estratégias. No dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de Junho 2008), a CERCINA, com o Projecto RSV e outros parceiros da comunidade da Nazaré, organizaram diversas actividades – Down Hill Urbano e duas Festas RSV – Escolhe o Teu Som, no Nafta e Blá Blá.


RSV, Escolhe o Teu Som – Em formação…

Sendo este um projecto de intervenção inter-pares foram realizadas acções de formação dirigidas ao grupo de voluntários, de três tipos:
  • Capacitação para a recolha de informação empírica (aplicação de questionários e diário de bordo)

  • Capacitação para a intervenção e espaços recreativos nocturnos (prevenção e redução de riscos)

  • Capacitação para a intervenção com pares (treino de competências pessoais e sociais)

Paralelamente, foram dinamizadas acções de informação e sensibilização, dirigidas aos gerentes e staff dos espaços recreativos parceiros, como enfoque na prevenção e redução de riscos (informação sobre substâncias psicoactivas e mitos associados às mesmas estratégias e formas de actuação face a situações de consumos abusivos de substancias psicoactivas).











RSV, Escolhe o teu Som – Em Investigação

Tem vindo a ser evidenciada a necessidade de conferir mais rigor e intencionalidade nas abordagens e respostas preventivas com base em evidência científica. Deste modo, a investigação realizada no âmbito do RSV – Diagnóstico, Avaliação e Divulgação, surge da parceria entre Cercina e CIES–ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Diagnóstico
Tendo em conta a escassez de dados sobre os consumidores e padrões de consumo na área definida para a intervenção, já que os dados existentes são de âmbito nacional, o RSV teve início com a realização de um estudo–diagnóstico, a partir dos espaços parceiros. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário aos frequentadores destes espaços.
O gráfico abaixo apresenta os seus resultados relativos às substâncias psicoactivas consumidas.
Avaliação
Ao longo do RSV, têm vindo a ser criados indicadores e instrumentos de avaliação que permitem monitorizar a intervenção, numa perspectiva de melhoria contínua, isto é, identificando pontos fortes, a potenciar e pontos fracos, a reajustar.

Divulgação
Tratando-se de um projecto de investigação–acção, a divulgação de dados e de resultados da intervenção assume particular importância quer na perspectiva da comunidade científica (aumento de conhecimento) quer na perspectiva da sociedade civil (devolver o contributo potenciando mudanças).




CERCINA, Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré, CRL.
Projecto Recreative Safe Vibe
Caminho Real – Alto Romão
Pederneira
2450 – 060 Nazaré
Telefone: (+351) 262 562 595 / Fax: (+351) 262 562 596

Sem comentários: