Projecto: “Uma Aventura no Mundo da Família”

Entidade: Grupo Aprender em Festa

Categoria: Famílias Vulneráveis


O Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família” foi aprovado e financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada – na categoria das Famílias Vulneráveis.

A entidade promotora deste Projecto é o Grupo Aprender em Festa (GAF) uma IPSS sediada em Gouveia, distrito da Guarda. Trata-se de uma Instituição que ao longo dos seus 15 anos de existência tem desenvolvido iniciativas que visam alcançar objectivos relativos à promoção do apoio a crianças e jovens, saúde e bem-estar das famílias, educação dos cidadãos e ao desenvolvimento comunitário. O GAF possuí já um percurso no que se refere à promoção de estilos de vida saudáveis e consequentemente à prevenção de comportamentos de risco quer através de Programas financiados pelo IDT - Planos Municipais de Prevenção das Toxicodependências, quer através de iniciativas próprias.


A candidatura ao Programa de Intervenção Focalizada surgiu tendo por base o diagnóstico efectuado junto das Redes Sociais, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Autarquias, Agrupamentos Escolares, entre muitas outras entidades pertencentes aos Concelhos de Gouveia, Seia e Celorico da Beira, que identificaram famílias com as seguintes vulnerabilidades: Deficiente gestão familiar onde se inserem menores em risco, negligência, violência doméstica, problemas de saúde e défice de competências pessoais e parentais. Comportamentos de risco, dificuldades de integração, má gestão de recursos. Problemas psicológicos, distúrbios da personalidade e problemas psicoafectivos, bem como problemáticas referentes ao consumo de álcool e drogas. Acrescentam-se ainda condicionantes ambientais como o isolamento social e geográfico, o desemprego, más condições habitacionais e situações de pobreza e exclusão social.


Concelhos com intervenção do Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família”

OBJECTIVOS GERAIS DO PROJECTO

O principal objectivo deste projecto é investigar a eficácia de uma intervenção de Educação Parental de tipo preventivo e interventivo, centrada na família e implementada na comunidade. Prevê-se que a intervenção tenha reflexos na promoção da competência social e do bem-estar contribuindo assim para a prevenção ou redução dos problemas de comportamento nas crianças e, deste modo, a prevenção da violência, consumo de substâncias lícitas e ilícitas e abandono escolar na adolescência.
Trata-se de um projecto de prevenção experimental que obedece aos critérios metodológicos da investigação científica de carácter longitudinal.

O PROJECTO OPERACIONALIZA-SE ATRAVÉS DE 5 ACÇÕES

ACÇÃO 1 SINALIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO – Foi efectuada através de parcerias efectivas de entidades e serviços locais, nomeadamente: Escolas do 1º Ciclo, Jardins de Infância, Juntas de Freguesia e Autarquias, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Centros de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Serviços Locais da Segurança Social, Equipas Locais do Rendimento Social de Inserção, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, Centros de Acolhimento Temporário e outros Projectos com intervenção na Comunidade
SENSIBILIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO - A participação dos pais nas sessões de Educação Parental faz parte, numa grande maioria dos casos, das medidas de intervenção, promoção e protecção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e das Equipas Locais do Rendimento Social de Inserção.


ACÇÃO 2 – MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DA COMUNIDADE – Procedeu-se à formação teórica de voluntários (alunos do curso de Animação Sociocultural de uma Escola Profissional local), que posteriormente efectuaram um estágio prático no Projecto garantindo actividades lúdicas e de entretenimento com os filhos dos pais participantes nas sessões. Foram ainda estabelecidos contactos com Instituições, Autarquias e Juntas de Freguesia para a cedência de espaços e equipamentos. Também se procedeu à sensibilização de Associações Comerciais, do Instituto de Emprego e Formação Profissional que apoiaram o Projecto com bens vários o que permitiu constituir a Loja da Família – espaço onde se organizam as recompensas a atribuir aos pais pela vinda ás sessões.

ACÇÃO 3 – FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO PARENTAL - Formação de 20 técnicos durante 3 dias na sede do GAF, no Programa “The Incredible Years – Early Childhood Basic” dinamizada por Carolyn White PhD – Incredible Years Seattle USA.
Formação de 14 técnicos durante 2 dias na sede do GAF, no Programa “Mais Família – Mais Criança”, dinamizada pela autora do Programa Professora Doutora Filomena Gaspar, também Coordenadora científica do Projecto.
Formação de 3 técnicos da equipa de coordenação do Projecto em metodologias de avaliação da interacção da figura parental com a criança – Dyadic Parent-Child Interaction Coding System, dinamizada por Tracy Baywater PhD e Karen Jones PhD – Incredible Years Wales Traning – Bangor University, num total de 49 horas que decorreu na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra.

ACÇÕES 4 e 5 – DINIMIZAÇÃO DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO PARENTAL

METODOLOGIA
Na condição experimental é implementado o programa parental ‘Incredible Years’ Basic Program de Webster- Stratton. Numa intervenção alternativa, controlo com intervenção, os pais participam num programa de educação parental não baseado em evidência, o Programa Mais-Família, Mais-Criança. A investigação contempla ainda um grupo de pais que não estão a ser alvo de qualquer intervenção, constituindo assim um grupo de controlo clássico.

RESULTADOS ESPERADOS
- que as crianças filhas dos pais que participaram no grupo experimental tenham uma redução dos problemas de comportamento e um aumento do bem-estar significativamente superior às dos grupos de controlo;
- que os pais do grupo experimental, que participaram em mais de 6 sessões do programa, tenham resultados na parentalidade significativamente superiores aos dos grupos de controlo e uma redução expressiva na utilização da punição física;
- que a satisfação dos pais com os programas seja a mesma nos dois tipos de intervenção parental;
- que a depressão e o stresse parental apresentem uma redução significativa em ambos os grupos de intervenção, quando comparados ao de controlo sem intervenção;
- espera-se ainda que a competência parental auto-avaliada aumente nos grupos com intervenção dos programas.
- espera-se também que no follow-up após um ano os resultados se mantenham para as crianças e pais do grupo experimental




PARTICIPAÇÃO DA EQUIPA TÉCNICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS

  • XIII Congresso de Psicologia e Educação que decorreu nos dias 11 e 12 de Junho de 2008, organizado pelo Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, com uma comunicação proferida pela Coordenadora do Projecto intitulada “Educação Parental como medida local de promoção da integração social”.
  • II Congresso Nacional de Educação para a Saúde que decorreu de 19 a 21 de Novembro de 2008 na Universidade de Évora, organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma Universidade, onde foi proferida uma comunicação por membros da Direcção do Grupo Aprender em Festa intitulada Das “Festas Comunitárias” à “Aventura no Mundo da Família”, passando pela “Tenda das Tropelias” por “Sair do Beco” e pelo “Animabué”.
  • 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica que decorreu nos dias 13 e 14 de Março de 2009, organizado pela ASAS de Santo Tirso, com uma comunicação proferida pela Coordenadora do Projecto no Painel “Infância, Parentalidade e Adopção”.


Contactos:

Grupo Aprender em Festa
Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família”
Estrada Gouveia Moimenta da serraLugar das Amarantes
6290- 327 Gouveia
Tel. 238491694
Email: grupoaprenderemfesta@gmail.com

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