WORKSHOP

Coimbra 25 de Maio 2009

Realizamos no passado dia 25 de Maio em Coimbra, na Santa Casa da Misericórdia, o workshop que designamos “PIF - uma ideia e ensaio para uma intervenção preventiva baseada em evidência científica – reflectir a experiência”.


Pretendeu-se com este workshop reunir todas as equipas técnicas dos projectos que compõem o PIF, para uma reflexão conjunta sobre a sua concepção e implementação, nas diferentes componentes: selecção, monitorização, avaliação e financiamento. As equipas reuniram-se em subgrupos pela categoria a que pertence o seu projecto: Crianças e Jovens Vulneráveis; Famílias Vulneráveis e Indivíduos com Padrões de Consumo em Contextos Recreativos, para reflectirem em conjunto.

Todos se empenharam numa discussão bastante participada e empenhada, que resultou num conjunto de reflexões que traduzem uma síntese crítica que aponta as forças, oportunidades, ameaças e fraquezas do PIF e aquela que foi a sua participação nesta experiência.


Os resultados desta reflexão foram apresentados num segundo momento a todo o grupo, à equipa técnica do PIF e aos dirigentes do IDT, IP - Conselho Directivo, Departamento de Intervenção na Comunidade/Núcleo de Prevenção, que também estiveram presentes.

Os 24 meses de implementação do Programa cumprem-se no final do mês de Junho e a avaliação feita pelas equipas, apesar das fraquezas apontadas, traduz globalmente o PIF como uma experiencia verdadeiramente positiva, de muitas aprendizagens e como um passo em frente na qualificação da intervenção preventiva no nosso país.

O Workshop foi bastante produtivo e as conclusões fazem um balanço e oferecem pistas importantes para a avaliação qualitativa do PIF.



Agradecemos a todas as equipas o seu forte
empenho e contributo !!!!



Algumas fotos…





















































Sem comentários: