Nome do projecto: Famílias em Missão
Entidade: Gabinete de Atendimento à Família
Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis



O “Famílias em Missão” é um projecto promovido pelo Gabinete de Atendimento à Família, através de um dos seus serviços, o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), com financiamento do Instituto da Droga e da Toxicodependência, no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada, contando com a parceria de diversas entidades.

Tratando-se de um projecto de intervenção e de investigação, o principal objectivo do “Famílias em Missão” visa o estudo da eficácia dos programas de intervenção familiar implementados, como estratégia promotora do desenvolvimento positivo das famílias, tornando, deste modo, as suas crianças e jovens mais saudáveis, mais fortes e mais felizes.

A influência teórica primordial do projecto decorre do modelo ecológico-social que explica a influência dos factores familiares e comunitários na construção de trajectórias desenvolvimentais, que levam ao abuso de substâncias (Kumpfer & Turner, 1990-1991; Turner, Sales & Springer, 1998). Conta, igualmente, com os contributos da psicopatologia do desenvolvimento (Cummings, Davies &Campbel, 2000), do modelo psicopatológico de desenvolvimento de Glantz (1992), do modelo de desenvolvimento social de Catalano e Hawkins (1996), do modelo de aprendizagem social de Bandura (1969, 1986) e do modelo integrador do comportamento desviante de Kaplan (1996).

Estes contributos ganham forma através da implementação de três programas de intervenção de treino de competências familiares: o “Em Busca do Tesouro das Famílias”, o “Strenghtening Families Program” (programa americano mais eficaz na prevenção do abuso de álcool) para famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos, e o programa “Missão C”, destinado a famílias com adolescentes entre os 13 e 16 anos, em situação de risco psicossocial. Acreditamos, portanto, que esta intervenção com crianças e jovens se revele um poderoso contributo na prevenção de problemas emocionais e de uso e abuso de substâncias psicoactivas no futuro.

Com o intuito de garantir a eficácia do nosso trabalho, estas intervenções são alvo de uma rigorosa avaliação, sustentada quer pela supervisão dos seus autores, quer pelos resultados empíricos, baseados em designs quasi-experimentais, aleatorização da amostra, incluindo a realização de uma avaliação pré e pós teste e a comparação entre programas.

Considera-se, através da análise dos resultados preliminares relativos aos concelhos de Ponte da Barca e de Caminha, uma experiência bastante positiva no seu duplo sentido. Famílias satisfeitas e fortalecidas, técnicos motivados e dedicados, comunidades envolvidas e atentas, têm sido alguns dos ingredientes desta nossa receita. O envolvimento comunitário no projecto tem sido uma constante surpresa, mantendo-se actualmente no concelho de Viana do Castelo, bem como o sucesso e divulgação do projecto, servindo inclusivamente de mote para as XV Jornadas do GAF, a realizar-se no próximo mês de Junho de 2009, às quais todos serão convidados a participar.

Contactos:
GAF - Gabinete Social de Atendimento Família
Projecto Famílias em Missão
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do castelo
Tel. 258829138
E-mail: cafap@gaf.pt

Sem comentários: