Projecto: Trilhos
Entidade: Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis






O Projecto TRILHOS tem como objectivo fulcral promover competências específicas, fornecer informações e ainda desenvolver atitudes positivas nos jovens, para lidarem com o risco associado ao consumo de substâncias psicoactivas (SPA’s).
O projecto arrancou em Junho de 2007 em parceria com cinco escolas do concelho de Guimarães, EB 2/3 Arqueólogo M. Cardoso, EB 2//3 João de Meira , Centro de Formação da ADCL, EB 2,3 Fernando Távora, EB 2/3 de Abação. Iniciamos as actividades com 3 turmas dos Cursos de Educação e Formação (CEF’s) e 3 turmas dos Programas Integrados de Educação e Formação (PIEF’s). Neste ano lectivo 2008/09, foram incluídas no projecto mais 4 turmas CEF’s e 1 turma PIEF. Perfazendo no total cerca de 120 jovens.



Actividades Desenvolvidas


Concurso Logótipo Trilhos
No sentido de criar um logótipo para o Projecto, foi proposto a todos as turmas que elaborassem um logótipo que ilustrasse o projecto. Os alunos Victor Pereira e Bruno Lobo, da turma PIEF da ADCL foram os vencedores do concurso.






Entrega de Prémios




Criação do Blog do Projecto: http://trilhos2008.blogs.sapo.pt/

Com o intuito de criar uma plataforma on-line para disseminação de informação, divulgação de actividades e promover espaços de debate e reflexão alargados sobre a problemática da prevenção e do consumo de substâncias foi criado um blog de acesso livre a toda a população.


Acção de Sensibilização e Formação de Competências Pessoais e Sociais / Jovens 2007-08

Foram desenvolvidas 12 sessões nas diferentes escolas parceiras do Projecto Trilhos. A Acção tinha como objectivo a promoção e integração de competências pessoais, sociais, por parte dos jovens, para lidarem com o risco de consumo de SPA’s.

Acções de Sensibilização sobre SPA’s – Professores 2007-08


Workshop foi dinamizado pelo Dr. Miguel Viana do Instituto da Droga e da Toxicodependência de Braga, em duas sessões distintas, uma teve lugar na escola de Eb 2/3 Fernando Távora, realizada 20/12/07, onde estiveram presentes 36 pessoas, e a outra realizou-se na escola EB 2/3 João de Meira, a 15/04/08 onde estiveram presentes 20 pessoas.





Acções de Formação e Sensibilização sobre SPA’s / Jovens 2007-09
Estão a ser desenvolvidas sessões de Formação e Sensibilização sobre SPA’s nas diferentes escolas parceiras do Projecto Trilhos. A acção tem como objectivo promover a integração de informação e conhecimentos sobre o risco de consumo de SPA e consequências do seu consumo.


Espaço de Prevenção Trilhos 2007-09



Espaço destinado a apoiar e intervir de a nível psicológico e social, dirigido aos jovens, às suas famílias, mas também a técnicos que trabalham esta problemática; Em 2008/09 o espaço terá sede na Urbanização Qt. de Santo André, Fracção C - Creixomil, Guimarães, tel.: 253 554 011 e funcionará diariamente de 2ª a 6ª.







Jogo Psico-Pedagógico

O jogo psico-pedagógico “Trilhos: Faz o teu caminho” pretende de uma forma lúdica e participativa promover e desenvolver competências pessoais e sociais, bem como fornecer informações e desenvolver atitudes positivas nos jovens para lidarem com o risco associado ao consumo de substâncias psicoactivas. Estão a ser desenvolvidas 12 sessões com os jovens, pela técnica do projecto, Dr.ª Barbara Santos.
Concurso Tele-Curtas Trilhos 2009
















Equipa Técnica:
Liliana S. Ribeiro (coordenadora)
Bárbara Santos
Ana Marinho


Contactos:
Urbanização Qt. de Santo André,
Fracção C - Creixomil
4800– 868 Guimarães
tel.: 253 554 011
http://www.adlc.org.pt/
http://trilhos2008.blogs.sapo.pt/

Sem comentários: