Entidade: Caminhar, Associação Cristã de Apoio Social
Categoria: Famílias Vulneráveis
São considerados como objectivos gerais:
- Promover a aquisição e integração de competências pessoais, sociais e parentais no quotidiano da vida familiar e social do grupo alvo de intervenção;
Diminuir a incidência e prevalência do consumo de substâncias psicoactivas nas famílias alvo de intervenção; - Desenvolver competências pessoais, sociais, parentais e científicas no grupo de mediadores que constituirá o grupo alvo estratégico neste projecto.
Acreditamos na família, como um sistema relacional, onde a prevenção deverá acompanhar o curso desenvolvimental das interacções familiares, visto ser dentro desta que se desenvolvem os valores e atitudes frente ao consumo de substâncias, constituindo assim a base da relação da criança/adolescente com o seu meio envolvente. Partindo deste pressuposto torna-se fundamental considerarmos as relações familiares como um modelo de intervenções preventivas, pelo que o presente projecto valoriza as variáveis individuais (atitudes, crenças, valores, auto-conceito, auto-estima, cognições, tomada de decisão) e as sociais (processo de aprendizagem e pressão social).
O grupo alvo da nossa intervenção são famílias vulneráveis do Concelho de Ponte de Sor, que solicitam a nossa ajuda ou são sinalizadas pelas entidades parceiras. Partindo dos objectivos e do pressuposto apresentados destacamos algumas das acções desenvolvidas pela equipa no Projecto.
Viver em Família: consiste no acompanhamento sistemático das famílias nos seus contextos naturais (ex: domicilio) por parte do técnico de intervenção familiar, visa facilitar a emergência assim como o reforço das competências adquiridas no decorrer das acções do projecto.
Programa de Prevenção do Consumo de Drogas na família: consiste num programa de seis sessões de informação sobre substâncias psicoactivas, constituídos por seis módulos cujos conteúdos são os seguintes:
Módulo 1. Prevenção do Consumo de Drogas no âmbito da Família; Módulo 2. Informação básica sobre Drogas; Módulo 3. Elementos básicos para uma boa Prevenção no âmbito da Família; Módulo 4. Intervenção familiar com filhos até aos doze anos/com mais de treze anos; Módulo 5. Prevenção, Família e Escola; Módulo 6. A família face aos problemas da droga.
PET – Parent Efectivness Trainning – GATF: acção dirigida aos pais das famílias alvo. Consiste num programa de treino de competências parentais cujos conteúdos são a negociação e gestão de conflitos, a prática de escuta activa e competências de comunicação.
Curso de Competências de Apoio à vida Familiar: constitui como uma estratégia de acompanhamento, formação e inserção social das famílias das crianças em situação de risco beneficiadas pelo mesmo. Este curso desenvolve-se em 5 vertentes:
2. Formação e Desenvolvimento de Técnicas de Apoio à Vida Doméstica;
3. Formação e Desenvolvimento de Competências Parentais;
4. Educação para a Saúde;
5.Desenvolvimento de Competências Sócio-Profissionais.
Crescer a Brincar: esta acção trabalha nas crianças as competências pessoais sobre o auto conceito, auto estima, regulação emocional entre outras que decorrerá em sala de formação, composta por doze sessões e no domicílio familiar (quatro sessões) juntamente com os pais.
Programa de Desenvolvimento Sócio-Afectivo (CEGOC): esta acção é dirigida aos adolescentes e é constituída por dois módulos. No 1º Módulo aborda-se os Sentimentos e no 2º Módulo o auto conhecimento e reconhecimento. A acção é constituída por dez sessões trabalhadas somente com adolescentes e mais três conjuntamente com os pais em casa.
Café Convívio (Centro de Atendimento a toxicodependentes e Apoio a famílias): consiste num espaço de atendimento e encaminhamento de toxicodependentes ao seu internamento em Comunidades de Estadia Prolongada. Esta acção é dinamizada por um conjunto de técnicos treinados para o efeito através de formação específica orientada pela equipa técnica do Desafio Jovem.
Formação de Agentes de Intervenção Directa – mediadores familiares: esta acção visa a formação de agentes mediadores que irão desenvolver uma acção de apoio junto das famílias em situação de risco. Desenvolve-se numa primeira fase, na formação destes agentes, através de uma formação específica nas áreas e problemáticas deste projecto, e posteriormente em acções de formação continuada aos agentes de intervenção directa com supervisão técnica, com uma regularidade mensal e ainda reuniões de supervisão e estudos de caso às situações familiares intervencionadas com uma regularidade quinzenal.
Contactos
Projecto Raízes
Rua Movimento das Forças Armadas, nº 17
7400-246 Ponte de Sor
Tel. 242206510
965266388
E-mail: projecto.raizes@caminhar.org
E-mail geral: associacao@caminhar.org
Sem comentários:
Enviar um comentário