Nome do Projecto: Famílias Tranquilas
Entidade: Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra
Categoria: Famílias Vulneráveis




O projecto FAMÍLIAS TRANQUILAS, aprovado e financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT, IP.), no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada (PIF), prevê a intervenção com famílias em situação de vulnerabilidade face ao consumo de substâncias psicoactivas.

Este projecto é promovido pelo CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra, com a estreita colaboração de várias entidades parceiras (Câmara Municipal de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Universidade do Utah, entre outras entidades).


De acordo com dados actuais da investigação científica no domínio da prevenção do consumo de substâncias psicoactivas e reconhecendo o sistema familiar como central na prevenção destes consumos, as intervenções do referido projecto caracterizam-se pela selectividade, focalização, intensidade, pró-actividade e compreensão junto de famílias vulneráveis. Para a prossecução dos seus objectivos o projecto Famílias Tranquilas desenvolve acções de formação parental e familiar e intervenções familiares sistémicas.


Ao nível da promoção de factores individuais, parentais e familiares destaca-se a aplicação do Programa para o Fortalecimento de Famílias (versão portuguesa do Strengthening Families Program, Karol Kumpfer). Este programa de educação parental e formação familiar, internacionalmente reconhecido como um programa modelo ao nível das intervenções familiares, ambiciona anunciar iguais provas de eficácia na população portuguesa, no que se refere à melhoria das relações familiares, competências parentais e competências de vida nas crianças. No que respeita à promoção de processos familiares adaptativos que permitam gerir eficazmente situações de potencial risco evidencia-se a prestação de serviços especializados na área da Terapia Familiar, da Terapia de Casal e Terapia Individual, sempre de acordo com o enquadramento oferecido pelo modelo sistémico.


Este projecto de investigação-acção comporta uma metodologia de avaliação interna, o que implica a aplicação pré e pós teste para o apuramento do impacto das intervenções, enquanto a avaliação externa é realizada pela equipa do PIF.


Para além de contar com uma equipa técnica com experiência na área da prevenção, o projecto FAMÍLIAS TRANQUILAS tem a supervisão científica e clínica da Professora Doutora Ana Paula Relvas (Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) e a supervisão técnica e científica da Professora Doutora Karol Kumpfer (Professora Associada do Departamento de Promoção da Saúde e Educação da Universidade do Utah, EUA e autora do Strengthening Families Program).


Finalmente é de referir que acreditamos que a experiência acumulada e o rigor científico-técnico que têm caracterizado o nosso trabalho, aliados ao empenho da equipa e direcção do CEIFAC são os princípios necessários para que o projecto FAMÍLIAS TRANQUILAS possa cumprir os seus objectivos.


Contactos:
CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra
Rua da Guiné nº 39 1ºEsq
3030-054 Coimbra

Tel. 239 705584

Email:
ceifacoimbra@mail.telepac.pt

Sem comentários: