Nome do Projecto: PIF - Monção

Entidade: Centro Paroquial e Social de Barbeita

Categoria: Famílias Vulneráveis

Principal Objectivo
Capacitar os agregados familiares enquanto agentes preventivos, no sentido de diminuir o risco familiar e potenciar os seus factores protectores, através da prevenção do uso/abuso de substâncias.

Destinatários

Este projecto dirige-se a subgrupos ou segmentos da população que vivem em contextos específicos, suscitadores de comportamentos de risco. Visa trabalhar com famílias vulneráveis que apresentam factores de risco associados ao abuso de substâncias psicoactivas, violência, negligência, maus-tratos, problemas de saúde mental, marginalização, desemprego e exclusão social. A intervenção é centrada neste grupo, independentemente do grau de risco de cada um desses indivíduos. Dirige-se a indivíduos que apresentam sinais precoces do consumo de álcool ou outros problemas associados, visando prevenir o abuso e a transgeracionalidade desses padrões de consumos a outros elementos do agregado familiar.

Âmbito de Actuação
Este é um programa que se desenvolve em volta de três acções principais.

Acção 1. Implementação do Programa “Em Busca do Tesouro das Famílias”.
Pretende-se, com este programa, desenvolver competências parentais que ajudem os pais a lidar de uma forma adaptativa e saudável, quer com o crescimento físico-emocional-cognitivo dos seus filhos, quer com as passagens inerentes do seu ciclo vital.
Este programa é dirigido, maioritariamente, a famílias nucleares com filhos biológicos onde se verifiquem estratégias de disciplinas inapropriadas ou inexistentes, uma pobre comunicação de regras, uma desajustada resolução de conflitos e uma deficiente comunicação na relação pais-filhos.
O programa é composto por 21 sessões com periodicidade semanal, organizadas em duas modalidades: sessões conjuntas com pais e filhos; sessões para pais/sessões para filhos.

Acção 2. Consulta de Acompanhamento Familiar.
Esta acção visa um acompanhamento individual/familiar procurando dar resposta a todos os elementos do agregado familiar e proporcionando informação detalhada sobre as causas e consequências do abuso do álcool, no sentido de prevenir o consumo de bebidas alcoólicas.
Trata-se de uma acção destinada a famílias encaminhadas pelos Parceiros da Rede Social de Monção (Centro de Saúde, Serviço Local da Segurança Social, CPCJ, Acção Social da Câmara Municipal, …). Depois de efectuada uma primeira avaliação, é elaborado um plano de intervenção que passa pelo acompanhamento social e psicológico por parte da equipa técnica do presente projecto, o qual fará parte a integração dessas famílias na Acção Nº1 e/ou Acção Nº 3.

Acção 3. Implementação de um programa psico-educativo para indivíduos com problemas associados ao álcool.

A dinamização desta acção consiste na realização de sessões periódicas de grupo, tendo em vista a concretização de um processo terapêutico de relações, através do qual os seu elementos se consciencializem de problemas comuns, de necessidades, de papéis e de funções, de capacidades potenciais e de recursos, seus e do seu meio social. Durante estas sessões serão abordados conteúdos ligados à doença alcoólica, às suas causas e seus efeitos, à família e sua dinâmica, à actividade laboral, alimentação e princípios de higiene alimentar. Ao longo destas sessões estão previstas actividades de consolidação de mudança dos elementos pertencentes, como o caso do visionamento de filmes sobre a temática e posterior discussão, e, da construção de desdobráveis, como recurso de material do grupo.



Participação de Entidades e/ou Parceiros:
Equipa de Alcoologia do Centro de Saúde de Monção
Câmara Municipal de Monção
Segurança social
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
Contactos:
PIF-Monção
Edifício Souto D’El Rei
4950 – 467 - Monção
Telf. PIF-Monção: 251 098 096
E-mail:
pif.moncao@gmail.com

Centro Paroquial e Social de Barbeita
Lugar da Igreja – Barbeita
4950 – Monção
Telf. 251 534 165

Sem comentários: