Nome do Projecto: Pés no chão, cabeça no ar

Entidade: Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) - Gabinete de Intervenção em Saúde

Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis


O “Pés no chão, cabeça no ar” é um programa de prevenção selectiva do abuso de substâncias psicoactivas, dirigido a jovens institucionalizados. Este é um projecto criado e implementado pelo Gabinete de Intervenção em Saúde (GIS), linha de intervenção inserida na Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), uma associação sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento segundo uma matriz de investigação-acção que privilegia as populações, o território e o indivíduo. O GIS tem como principal objectivo a promoção de estilos de vida saudáveis junto de crianças e jovens.

O grupo alvo do programa é constituído por jovens com idades entre os 10 e os 13 anos que estão residentes em instituições de acolhimento de menores (cf. Parceiras), sendo provenientes de famílias desestruturadas que, por uma série de motivos, não garantem as condições mínimas de promoção dum crescimento saudável e harmonioso das suas crianças. Trabalhamos com 6 grupos, em média com 8 jovens de ambos os sexos, distribuídos por diversas instituições de acolhimento.
O programa pretende criar um espaço lúdico estruturado que facilite o auto e hetero-conhecimento, a partilha, o diálogo, a expressão de afectos e criatividade. Contempla-se estratégias que visam a promoção de factores de protecção, i.e. a auto-estima, a construção de relações positivas com os outros, saber e conseguir comunicar de forma adequada, gerir emoções e sentimentos. Pretende-se da mesma forma orientar na construção de estilos de vida saudáveis, reforçando o sentido de autoria dos jovens, criando um espaço onde são ouvidos, onde podem fazer escolhas e tomar iniciativas, promovendo também a adopção de atitudes de responsabilização e de compromisso.
Pensamos que as acções a desenvolver devem partir da multiplicidade de potencialidades e interesses dos jovens, ajudando a suscitar novas facetas identitárias, novos desafios e oportunidades. É importante que os jovens se sintam inseridos e activos nos seus contextos de vida, pelo que em conjunto são construídos projectos que fomentam este enraizamento e actuação nos contextos sociais e na comunidade.




Parcerias
Aldeia SOS de Gulpilhares; Centro Maranatha; Tenda do Encontro; Lar Juvenil dos Carvalhos; Fundação Lar Evangélico Português


Contactos

APDES - Agência Piaget para Desenvolvimento
Alameda Jean Piaget, 100 - 4410-372 Arcozelo
Telefone: 227531106

Sem comentários: