Projecto: "Educar Para Prevenir”
Entidade: Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Arcos de Valdevez
Categoria: Famílias vulneráveis

O projecto “Educar para Prevenir”, desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez, enquadra-se no Programa de Intervenção Focalizada - PIF, promovido pelo Instituto da Droga e Toxicodependência – IDT.




O PIF visa o desenvolvimento de intervenções preventivas de tipo selectivo que vão de encontro às problemáticas de grupos específicos, no nosso caso, as famílias vulneráveis.
Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


A nível familiar, alguns dos factores de risco identificados são as atitudes familiares a favor das substâncias psicoactivas - SPA e/ou a aceitação, acessibilidade e consumo das mesmas; conflitos familiares; separação ou divórcio; práticas educativas desajustadas; problemas de disciplina e abuso físico. Como factores de protecção, a investigação salienta: a coesão familiar, o envolvimento familiar, a supervisão parental, o clima afectivo da família, as relações pais-filhos apoiantes, a procura de informação e suporte para benefícios da criança.


Neste sentido, o projecto “Educar para Prevenir” tem como objectivos gerais a promoção de factores de protecção e a diminuição dos factores de risco nas famílias envolvidas no projecto, mediante a implementação de 5 ACÇÕES: 1. Em busca do tesouro das famílias; 2. Acções de formação/sensibilização para pais; 3. Gabinete de apoio familiar; 4. Acções de formação/sensibilização para jovens; 5. Aprender em família.


De modo mais especifico e visando a operacionalização destes objectivos gerais, o projecto “Educar para Prevenir” prevê a:
· Promoção de competências parentais ajustadas
· Promoção de competências pessoais e sociais
· Fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas


Transversalmente a todas as Acções, o projecto prevê a promoção do conhecimento sobre os serviços disponíveis para apoiar as famílias, de modo a facilitar a prossecução dos seus direitos.

Destinatários:
Famílias encaminhadas pela CPCJ de Arcos de Valdevez.


Acção nº1 – Programa Em Busca do Tesouro das Famílias




Consiste na aplicação do Programa Em busca do Tesouro das Famílias” – Intervenção familiar em prevenção primária das toxicodependências, que prevê intervenções paralelas com pais e filhos, assim como sessões familiares, com os seguintes objectivos:



1. Promover competências parentais ajustadas nas famílias abrangidas
pelo projecto (diminuição do uso parental de estratégias inadequadas de disciplina, promoção da qualidade da relação pais/filhos com aumento do uso de competências parentais positivas, conhecimento parental e eficácia parental, promoção da supervisão parental adequada e das competências parentais para lidar com a expressão emocional da criança).



2. Promover competências pessoais e sociais nas famílias (diminuição de problemas de comportamento, dificuldades de atenção, sintomas emocionais e dificuldades de relacionamento com os pares; promoção do comportamento pró-social da criança e aumento na capacidade de organização familiar, qualidade da comunicação, forças e resiliência familiar)




Acção Nº2 – Acções de Sensibilização/Formação para Pais



Com objectivos semelhantes aos da Acção Nº1, esta visa a intervenção focalizada nos pais, mediante a implementação de acções de formação dirigidas a mães abordando os seguintes temas: desenvolvimento infantil e a adolescência - papel dos pais/mães; práticas educativas; treino de competências – resolução de problemas; práticas educativas e lúdicas; as regras e as rotinas; gestão emocional/resolução de conflitos; relação pais/mães – filho(a)s e estratégias positivas; treino de competências – comunicação; auto-estima, treino de competências pessoais e sociais e informação e conceptualização sobre toxicodependências.



Assim, além de promover competências parentais ajustadas, também se pretende promover competências pessoais e sociais (competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima) e fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.




Acção nº4 – Acções de Sensibilização/Formação para Crianças e Jovens





Esta acção prevê a formação de 2 grupos, abrangendo uma população dos 11 aos 18 anos de idade.Pretende-se promover competências pessoais e sociais nos jovens (desenvolver as competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima). E fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas (facilitar o conhecimento sobre as substâncias psicoactivas e desenvolver uma atitude de oposição ao uso de substâncias.

No âmbito desta acção, o grupo de jovens tem participado em várias actividades extra formação, como campanhas de sensibilização ou animação de festas.

São disto exemplo:
a) A campanha realizada numa escola sob o tema: O álcool é uma treta














b) Animação de festas com o grupo de dança;




c) Campanha para manutenção da Vila limpa














Acção nº5 – Aprender em Família


Esta acção tem por objectivo proporcionar actividades de convívio familiar e ocupação de tempos livres de forma saudável, trabalhando simultaneamente o relacionamento parental em contextos de interacção familiar, e fomentando o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.














Onde aceder:
Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez
Vessadas (Salvador) 4970-482 Arcos de Valdevez
Telefone: 258 522 893 Fax: 258 522 914

E-mail: geral@cvp-arcos.pt


Projecto: Idanha Mais Futuro

Entidade: Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova

Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis




O projecto “Idanha + Futuro”, aprovado em Junho de 2007, no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada, regulado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, está a decorrer na Escola EB 2, 3/S José Silvestre Ribeiro.


É um projecto de prevenção, que pretende levar junto dos jovens mais informação e, assim, promover estilos de vida saudáveis, reduzindo a vulnerabilidade dos jovens ao consumo de substâncias psicoactivas, promovendo a vinculação escolar, a integração social e autonomia através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.



São objectivos do Idanha+Futuro aumentar a auto-estima dos jovens; melhorar os comportamentos de integração em meio escolar, aumentar o rendimento e prevenir o abandono e o absentismo escolar e consequentemente os comportamentos de risco.

Para cumprir os objectivos, o projecto contempla várias acções, entre as quais se destacam o Gabinete de Apoio ao Estudante, à disposição de todos os alunos, das 9:00 às 17:00 horas de Segunda a Sexta-feira; um programa de rádio, transmitido quinzenalmente na única rádio local existente no concelho; um espaço Internet de actualização mensal, que tem como pontos fortes a divulgação das várias actividades desenvolvidas na escola, um fórum, a divulgação das várias ofertas de entretenimento saudável existentes no concelho, links de ligação a sites de interesse na área da saúde, jogos pedagógicos e uma galeria de fotografias; o Clube Aventura “Miguel Ângelo” que dinamiza actividades de âmbito desportivo e de reconhecimento das riquezas do território do concelho. Diariamente são desenvolvidas actividades que promovem a aquisição, desenvolvimento e treino de competências pessoais e sociais. À excepção do Gabinete do Estudante, as restantes acções são dirigidas aos alunos dos cursos de Educação e Formação a decorrer na escola.


Acreditamos que o meio escolar oferece um grande potencial de intervenção, sendo um contexto privilegiado para o desenvolvimento dos processos de socialização e treino de competências, sem prescindir de uma intervenção mais específica na temática do consumo de substâncias psicoactivas e efeitos nocivos para a saúde. Pretende-se que haja um espaço de partilha de ideias, sentimentos e dúvidas relativamente aos factores subjacentes aos consumos aditivos para que os jovens possam fazer escolhas mais saudáveis e sobretudo mais conscientes.
Embora a equipa seja constituída por diferentes técnicos, a trabalhar diariamente no projecto, encontram-se na escola, duas psicólogas.
Contactos
Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova
Av. Mouzinho de Albuquerque, nº. 67
6060-178 Idanha-a-Nova
Telf. 277208027



Projecto: Geração Mais

Entidade: Amato Lusitano

Categoria: Individuos com Padrões de consumo de SPA em Contexto Recreativo





Geração Mais é um projecto apoiado pelo IDT, inserido no Programa de Intervenção Focalizada. Tem, como público-alvo, frequentadores de espaços recreativos, mais particularmente indivíduos consumidores de substâncias psicoactivas em festas, festivais, discotecas e bares, no Distrito de Castelo Branco. O objectivo é promover hábitos saudáveis de diversão, reduzindo riscos e minimizando danos, para que os indivíduos que optem por consumir, o façam com menos riscos e que adoptem estratégias protectoras e seguras.
Conta com uma equipa técnica especializada e composta por dois Psicólogos e um Enfermeiro.




A equipa de noite:

  • Realiza Testes de alcoolemia;
  • Distribui gratuitamente preservativos;
  • Realiza testes de gravidez e encaminha para consultas de planeamento familiar;
  • Informa e distribui folhetos sobre a SIDA, realiza o teste VIH com a colaboração do Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH de Castelo Branco,
  • Distribui folhetos de informação sobre uso e abuso de substâncias psicoactivas seus efeitos e consequências a curto e longo prazo;
  • Aconselha e encaminha, mediante a situação;
  • Realiza Tertúlias sobre comportamentos de risco.





A Equipa de dia desenvolve as seguintes actividades:


  • Informação, apoio, aconselhamento e encaminhamento, a jovens e familiares;

  • Consultório Online – acesso anónimo dos jovens a um consultório virtual para esclarecimento das suas questões com um Psicólogo;

  • Linha Geração+ - contacto telefónico com um psicólogo para aconselhamento e encaminhamento;

  • Encontros Temáticos- Intervenção focalizada nas Escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escolas do 3º ciclo e Secundário, com entrega de material de divulgação e acções de esclarecimento sobre consumos;

  • Elaboração de Estudo especializado na temática, aplicação de questionários aos alunos das Escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escolas do 3º ciclo e Secundário.

  • Blog e Hi5



Horários: Noites de Quinta, sexta e sábado De dia, às quartas e quintas-feiras das 9:00 às 17.30 horas

Contactos:

Rua da Fonte Nova Nº1 - Quinta da Fonte Nova R/c Dtº

6000-167 Castelo Branco

Tel.272320678

Telem.960022088 Fax.272320673

www.amatolusitano-ad.pt

e-mail:geracaomaisnanoite@gmail.com Blog.

www.geracaomaisnanoite.blogspot.com/


Nome do Projecto: Entrecasas

Entidade: Desafio Jovem

Categoria: Famílias Vulneráveis

O Entrecasas é um projecto no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada promovido e financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, que tem como objectivo principal a Prevenção das Toxicodependências, e que visa intervir na família e nos seus sub-sistemas.

Partimos do pressuposto de que é no seio da família que se geram as atitudes e crenças sobre as dependências e as substâncias, base dos comportamentos, constituindo-se esta o pilar básico de socialização da criança e do adolescente.

Os objectivos principais do Entrecasas são diminuir o uso/abuso de substâncias psicoactivas na população-alvo, melhorar as relações familiares e desenvolver competências pessoais e sociais nos membros da família.


O nosso grupo-alvo são famílias vulneráveis da Freguesia do Prior Velho que procurem a nossa ajuda ou que sejam sinalizadas pelas entidades parceiras.
O Projecto assenta sobre quatro componentes fundamentais: Programa de Treino de competências Parentais, Programa de Treino de competências Pessoais e Familiares, Educação Afectiva e Informação sobre substâncias psicoactivas e riscos associados ao consumo.


De acordo com as quatro componentes serão realizadas várias acções das quais destacamos as seguintes:

Fins-de-semana da Saúde
Fins-de-semana nos quais as famílias serão deslocadas para uma quinta com espaços verdes, onde serão realizadas actividades Outdoor e Indoor que fomentem a partilha de dúvidas, realização de trabalhos, actividades lúdicas e debates entre famílias, subordinadas ao tema das substâncias psicoactivas. Fins-de-semana destinados às crianças e adolescentes com o objectivo de treinar as competências dos filhos.

P.E.T. (Parent Effectiveness Training)
Acção dirigida aos pais das famílias alvo. Consiste num programa de treino de competências parentais cujos conteúdos são a negociação e gestão de conflitos, a prática de escuta activa e competências de comunicação.



Programa Aprender a Crescer
Acção dirigida aos filhos (crianças entre os 5 e os 12 anos). Trabalha as competências pessoais básicas e as competências pessoais, os outros e a família a desenvolver na EB 1 do Prior Velho.












Programa de Aquisição/Treino de Competências - Dj. Viver.com
Acção dirigida aos filhos adolescentes. É constituída por sessões que abordam as seguintes temáticas: auto-estima, auto-conhecimento, comunicação e gestão de conflitos a desenvolver na EB 2,3 Bartolomeu Dias.

Programa de Desenvolvimento Socio-afectivo
Acção dirigida a pais e filhos adolescentes cujos conteúdos são os sentimentos, o auto-conhecimento e o reconhecimento a desenvolver no Entrecasas.






Crescer a Brincar
Acção dirigida a pais e filhos crianças cujos conteúdos são o autoconhecimento, a auto-estima, as emoções positivas, a regulação emocional e a diferenciação emocional, cognitiva e comportamental a desenvolver no Entrecasas.












(Con)Viver
Espaço dedicado aos avós ou pessoas de mais idade de algumas das famílias acompanhadas. É uma actividade contínua que incide em cinco áreas, competências pessoais e sociais, movimento, expressão plástica, promoção da saúde e actividades sociais.

Contactos:
Entrecasas
R. Alexandre O’neill nº1
(lote 46), loja C
2685-398 Prior Velho
Tel. 210996277
911997113/5
ericapmira@gmail.com

Projecto: TudoSobreRodas

Entidade: Fundação Filos

Categoria: Individuos com Padrões de Consumo de SPA em Contextos Recreativos


A funcionar desde Setembro de 2007, o projecto TudoSobreRodas pretende, ao longo de 2 anos, intervir em meio festivo, inserindo-se numa filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos. Neste sentido, o objectivo principal não passa pela extinção do consumo de substâncias psicoactivas (SPA), mas antes por assumir que estes ocorrem, procurando que os indivíduos que optem por fazê-lo, o façam com menos riscos e que adoptem estratégias protectoras e seguras.

Se por um lado se pretende trabalhar com frequentadores de eventos festivos, consumidores ou não de SPA, por outro, assume-se a importância dos organizadores e staff em geral que colaboram da organização e funcionamento destes eventos. Como? Assumindo que estes são observadores proviligiados deste fenómeno e aumentando o seu nível de conhecimento face a esta realidade.

Geograficamente, a intervenção destina-se ao Grande Porto e áreas limítrofes, podendo estender-se a outras áreas sempre que os eventos o justifiquem (como é o caso de algumas festas ou festivais outdoor).

O TudoSobreRodas tem vindo a desenvolver um conjunto de serviços que pretende dar resposta ao problema:
informação através da disponibilização de panfletos informativos;
distribuição de material de redução de riscos:
ü preservativos e gel lubrificante;
ü kit snif - trata-se de um kit composto por uma palha, uma base e um panfleto informativo. Tem como objectivo a redução dos riscos de transmissão de infecções como a hepatite ou o VIH;
realização de testes de alcoolémia;
realização de Testes de Marquis e de Mandelin que permitem determinar, no local, a presença de MDMA, Speed, Ketamina e 2-CB numa amostra de substância que os frequentadores queiram ceder para esse efeito. O teste pode ainda ser complementado com uma análise detalhada da substância, através de uma parceria com o Instituto de Medicina Legal do Porto;
espaço de conversação, de esclarecimento de dúvidas e de encaminhamento para outros serviços;
apoio em situação de crise (em caso de bad trip ou outro, prestação de suporte básico de vida, etc.);
sítio informativo na internet.

Nem todos os serviços se adequam a todos os espaços, pelo que a intervenção tem sempre em conta o local, a hora e o contexto em si, procurando que esta se ajuste o mais possível.


A equipa técnica que é composta por 3 assistentes sociais (Leandro Soares, Renata Barata e Susana Fernandes), 1 psicóloga (Joana Barros) e 1 enfermeira (Rita Samico). Além destes elementos, e fruto da parceria com a Universidade Católica Portuguesa, existe a colaboração da investigadora Maria Carmo Carvalho, bem como a participação de estagiários e voluntários desta universidade.



Para mais informações consulte o nosso site em http://www.tudosobrerodas.org/

Contactos:
Fundação Filos
Rua de Costa Cabral, 929
4200-225 Porto
Telef.:225092080

Nome do Projecto: Passa a Palavra

Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Melgaço

Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis

Há cerca de um ano, iniciou na escola EB 2,3/S de Melgaço o Projecto “Passa a Palavra”, Projecto de Promoção da Saúde e Prevenção da Toxicodependência, destinado a cerca de 90 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos.

Este projecto é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, apoiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência - IDT, e tem como parceiros a Escola E.B 2,3/S de Melgaço, o Centro de Saúde de Melgaço, a Câmara Municipal de Melgaço, a CPCJ de Melgaço e a Melgaço radical.

Tem como objectivos promover competências pessoais e sociais nos jovens, de modo a torná-los capazes de lidar com as situações de risco em que possam estar envolvidos, e também desenvolver a motivação para a ocupação saudável dos seus tempos livres.

Com vista a alcançar estes objectivos, desenvolvem-se as seguintes acções:

▪ Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, no qual se trabalham temas tais como a identidade, os sentimentos, a comunicação, as relações inter-pessoais, e os riscos e limites individuais;
▪ Formação/Informação sobre substâncias psicoactivas;
▪ Actividades de Ocupação dos Tempos Livres (Jornadas Desportivas, Visitas de Estudo, Actividades Radicais) e dinamização de Ateliers (Hip-hop, Teatro e Tecnologias);
▪ Construção de uma Campanha de Prevenção da Toxicodependência pelo grupo de jovens (realizada através dos seguintes recursos: jornal, rádio, blogue/hi5, filme publicitário, banda desenhada, etc.).

A Equipa Técnica é composta por uma Técnica Superior de Educação, uma Psicóloga, uma Animadora Sociocultural e Enfermeiros, que desenvolvem estas actividades nas horas livres dos alunos, aos fins-de-semana e férias.
Contactos:
Santa Casa da Misericórdia de Melgaço
Loja Nova
4960-558 Melgaço
Telef: 251 400 400
Nome do Projecto: P.E.S. P'ANDAR: PREVENIR, EDUCAR E SOCIALIZAR -Programa de Competências Pessoais e Sociais e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis.



Entidade: Pressley Ridge Portugal


Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis

O programa PES p’Andar é financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT, IP.), no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada (PIF) e destina-se a jovens vulneráveis e suas famílias, residentes no Bairro da Estrada Militar do Alto da Damaia.

Tem como objectivo a integração de competências pessoais e sociais e a adopção de estilos de vida saudáveis por parte dos jovens, ajudando-os a manterem-se afastados do consumo de substâncias psicoactivas (SPA) e de outros comportamentos de risco.

Este projecto é promovido pela Pressley Ridge Portugal, em parceria com várias entidades (Junta de Freguesia da Damaia; Câmara Municipal da Amadora; Escola Professor Pedro D'Orey da Cunha; Escola Dr. Azevedo Neves; Associação de Escoteiros de Portugal – Grupo 48 da Damaia e Sport Futebol Damaiense).




Faz parte da filosofia da Pressley Ridge e do programa PES p’Andar reconhecer e promover os pontos fortes dos jovens, canalizando os seus talentos para áreas que promovam o sucesso, o desenvolvimento de competências e o estabelecimento de relações positivas. A equipa técnica promove a mudança através de parcerias estabelecidas com os jovens (programa de competências no bairro, no período pós-escolar), com as famílias (encontros de familiares; actividades pais-filhos), com os professores (programa de promoção de estilos de vida saudáveis nas escolas) e com outros elementos importantes da ecologia do jovem, com vista à construção de uma relação de confiança - o alicerce de toda a intervenção. Existe ainda uma importante componente de sensibilização e informação sobre as SPA para os jovens vulneráveis e famílias, para professores e alunos.


Divulgação do Projecto


A equipa tem tido a oportunidade de divulgar e partilhar o programa P.E.S. p’Andar em vários encontros destinados a profissionais e de carácter científico:


- XIth European Regional Conference, Child Abuse and Neglect, ISPCAN 19 de Novembro, 2007
- A intervenção comunitária no Bairro da Estrada Militar, Câmara Municipal da Amadora/ Junta de Freguesia da Damaia, no âmbito do URBAN II 26 de Fevereiro, 2008
- Seminário Aprender a Re-educar: quando formar não chega, Pressley Ridge e FLAD 15 & 16 de Maio, 2008 (comunicação e poster)
- XXI Encontro das Taipas. No âmbito da Prevenção selectiva, Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), MS 19 de Maio, 2008
- 4th World Conference Violence at school and public policies, Fundação Calouste Gulbenkian 23 de Junho, 2008
- Congresso Cidades, Saúde e Segurança, 2008, IPCDVS e Associação Existências 9 de Julho, 2008
- Seminário Promoção do Sucesso Educativo, Associação dos Antigos Alunos da Fac. Psicologia e de Ciências da Educação da UL 15 de Novembro, 2008
Nota: também temos divulgado o programa P.E.S. P’Andar internamente à instituição, em comunicações aos directores executivos, a profissionais de programas para jovens e de outros departamentos da Pressley Ridge nos EUA.


Equipa Técnica
Patrícia Sarmento (coordenadora)
Ana Vaz
Celestino Cunha
Nuno Fazenda
Kátia Almeida

Steven Kozak



Contactos
Pressley Ridge Portugal
Rua Bela Vista à Graça nº 86
1179-058 Lisboa
Telef: 218169087 /84

E-mail:psarmento@pressleyridge.org(coordenadora)
http://www.pressleyridge.org/index.php?pID=23
http://pespandar.blogspot.com/