Nome do Projecto: Passa a Palavra

Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Melgaço

Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis

Há cerca de um ano, iniciou na escola EB 2,3/S de Melgaço o Projecto “Passa a Palavra”, Projecto de Promoção da Saúde e Prevenção da Toxicodependência, destinado a cerca de 90 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos.

Este projecto é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, apoiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência - IDT, e tem como parceiros a Escola E.B 2,3/S de Melgaço, o Centro de Saúde de Melgaço, a Câmara Municipal de Melgaço, a CPCJ de Melgaço e a Melgaço radical.

Tem como objectivos promover competências pessoais e sociais nos jovens, de modo a torná-los capazes de lidar com as situações de risco em que possam estar envolvidos, e também desenvolver a motivação para a ocupação saudável dos seus tempos livres.

Com vista a alcançar estes objectivos, desenvolvem-se as seguintes acções:

▪ Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, no qual se trabalham temas tais como a identidade, os sentimentos, a comunicação, as relações inter-pessoais, e os riscos e limites individuais;
▪ Formação/Informação sobre substâncias psicoactivas;
▪ Actividades de Ocupação dos Tempos Livres (Jornadas Desportivas, Visitas de Estudo, Actividades Radicais) e dinamização de Ateliers (Hip-hop, Teatro e Tecnologias);
▪ Construção de uma Campanha de Prevenção da Toxicodependência pelo grupo de jovens (realizada através dos seguintes recursos: jornal, rádio, blogue/hi5, filme publicitário, banda desenhada, etc.).

A Equipa Técnica é composta por uma Técnica Superior de Educação, uma Psicóloga, uma Animadora Sociocultural e Enfermeiros, que desenvolvem estas actividades nas horas livres dos alunos, aos fins-de-semana e férias.
Contactos:
Santa Casa da Misericórdia de Melgaço
Loja Nova
4960-558 Melgaço
Telef: 251 400 400

Sem comentários: