Projecto: "Educar Para Prevenir”
Entidade: Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Arcos de Valdevez
Categoria: Famílias vulneráveis

O projecto “Educar para Prevenir”, desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez, enquadra-se no Programa de Intervenção Focalizada - PIF, promovido pelo Instituto da Droga e Toxicodependência – IDT.




O PIF visa o desenvolvimento de intervenções preventivas de tipo selectivo que vão de encontro às problemáticas de grupos específicos, no nosso caso, as famílias vulneráveis.
Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


A nível familiar, alguns dos factores de risco identificados são as atitudes familiares a favor das substâncias psicoactivas - SPA e/ou a aceitação, acessibilidade e consumo das mesmas; conflitos familiares; separação ou divórcio; práticas educativas desajustadas; problemas de disciplina e abuso físico. Como factores de protecção, a investigação salienta: a coesão familiar, o envolvimento familiar, a supervisão parental, o clima afectivo da família, as relações pais-filhos apoiantes, a procura de informação e suporte para benefícios da criança.


Neste sentido, o projecto “Educar para Prevenir” tem como objectivos gerais a promoção de factores de protecção e a diminuição dos factores de risco nas famílias envolvidas no projecto, mediante a implementação de 5 ACÇÕES: 1. Em busca do tesouro das famílias; 2. Acções de formação/sensibilização para pais; 3. Gabinete de apoio familiar; 4. Acções de formação/sensibilização para jovens; 5. Aprender em família.


De modo mais especifico e visando a operacionalização destes objectivos gerais, o projecto “Educar para Prevenir” prevê a:
· Promoção de competências parentais ajustadas
· Promoção de competências pessoais e sociais
· Fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas


Transversalmente a todas as Acções, o projecto prevê a promoção do conhecimento sobre os serviços disponíveis para apoiar as famílias, de modo a facilitar a prossecução dos seus direitos.

Destinatários:
Famílias encaminhadas pela CPCJ de Arcos de Valdevez.


Acção nº1 – Programa Em Busca do Tesouro das Famílias




Consiste na aplicação do Programa Em busca do Tesouro das Famílias” – Intervenção familiar em prevenção primária das toxicodependências, que prevê intervenções paralelas com pais e filhos, assim como sessões familiares, com os seguintes objectivos:



1. Promover competências parentais ajustadas nas famílias abrangidas
pelo projecto (diminuição do uso parental de estratégias inadequadas de disciplina, promoção da qualidade da relação pais/filhos com aumento do uso de competências parentais positivas, conhecimento parental e eficácia parental, promoção da supervisão parental adequada e das competências parentais para lidar com a expressão emocional da criança).



2. Promover competências pessoais e sociais nas famílias (diminuição de problemas de comportamento, dificuldades de atenção, sintomas emocionais e dificuldades de relacionamento com os pares; promoção do comportamento pró-social da criança e aumento na capacidade de organização familiar, qualidade da comunicação, forças e resiliência familiar)




Acção Nº2 – Acções de Sensibilização/Formação para Pais



Com objectivos semelhantes aos da Acção Nº1, esta visa a intervenção focalizada nos pais, mediante a implementação de acções de formação dirigidas a mães abordando os seguintes temas: desenvolvimento infantil e a adolescência - papel dos pais/mães; práticas educativas; treino de competências – resolução de problemas; práticas educativas e lúdicas; as regras e as rotinas; gestão emocional/resolução de conflitos; relação pais/mães – filho(a)s e estratégias positivas; treino de competências – comunicação; auto-estima, treino de competências pessoais e sociais e informação e conceptualização sobre toxicodependências.



Assim, além de promover competências parentais ajustadas, também se pretende promover competências pessoais e sociais (competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima) e fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.




Acção nº4 – Acções de Sensibilização/Formação para Crianças e Jovens





Esta acção prevê a formação de 2 grupos, abrangendo uma população dos 11 aos 18 anos de idade.Pretende-se promover competências pessoais e sociais nos jovens (desenvolver as competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima). E fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas (facilitar o conhecimento sobre as substâncias psicoactivas e desenvolver uma atitude de oposição ao uso de substâncias.

No âmbito desta acção, o grupo de jovens tem participado em várias actividades extra formação, como campanhas de sensibilização ou animação de festas.

São disto exemplo:
a) A campanha realizada numa escola sob o tema: O álcool é uma treta














b) Animação de festas com o grupo de dança;




c) Campanha para manutenção da Vila limpa














Acção nº5 – Aprender em Família


Esta acção tem por objectivo proporcionar actividades de convívio familiar e ocupação de tempos livres de forma saudável, trabalhando simultaneamente o relacionamento parental em contextos de interacção familiar, e fomentando o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.














Onde aceder:
Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez
Vessadas (Salvador) 4970-482 Arcos de Valdevez
Telefone: 258 522 893 Fax: 258 522 914

E-mail: geral@cvp-arcos.pt

Sem comentários: