Projecto: TudoSobreRodas

Entidade: Fundação Filos

Categoria: Individuos com Padrões de Consumo de SPA em Contextos Recreativos


A funcionar desde Setembro de 2007, o projecto TudoSobreRodas pretende, ao longo de 2 anos, intervir em meio festivo, inserindo-se numa filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos. Neste sentido, o objectivo principal não passa pela extinção do consumo de substâncias psicoactivas (SPA), mas antes por assumir que estes ocorrem, procurando que os indivíduos que optem por fazê-lo, o façam com menos riscos e que adoptem estratégias protectoras e seguras.

Se por um lado se pretende trabalhar com frequentadores de eventos festivos, consumidores ou não de SPA, por outro, assume-se a importância dos organizadores e staff em geral que colaboram da organização e funcionamento destes eventos. Como? Assumindo que estes são observadores proviligiados deste fenómeno e aumentando o seu nível de conhecimento face a esta realidade.

Geograficamente, a intervenção destina-se ao Grande Porto e áreas limítrofes, podendo estender-se a outras áreas sempre que os eventos o justifiquem (como é o caso de algumas festas ou festivais outdoor).

O TudoSobreRodas tem vindo a desenvolver um conjunto de serviços que pretende dar resposta ao problema:
informação através da disponibilização de panfletos informativos;
distribuição de material de redução de riscos:
ü preservativos e gel lubrificante;
ü kit snif - trata-se de um kit composto por uma palha, uma base e um panfleto informativo. Tem como objectivo a redução dos riscos de transmissão de infecções como a hepatite ou o VIH;
realização de testes de alcoolémia;
realização de Testes de Marquis e de Mandelin que permitem determinar, no local, a presença de MDMA, Speed, Ketamina e 2-CB numa amostra de substância que os frequentadores queiram ceder para esse efeito. O teste pode ainda ser complementado com uma análise detalhada da substância, através de uma parceria com o Instituto de Medicina Legal do Porto;
espaço de conversação, de esclarecimento de dúvidas e de encaminhamento para outros serviços;
apoio em situação de crise (em caso de bad trip ou outro, prestação de suporte básico de vida, etc.);
sítio informativo na internet.

Nem todos os serviços se adequam a todos os espaços, pelo que a intervenção tem sempre em conta o local, a hora e o contexto em si, procurando que esta se ajuste o mais possível.


A equipa técnica que é composta por 3 assistentes sociais (Leandro Soares, Renata Barata e Susana Fernandes), 1 psicóloga (Joana Barros) e 1 enfermeira (Rita Samico). Além destes elementos, e fruto da parceria com a Universidade Católica Portuguesa, existe a colaboração da investigadora Maria Carmo Carvalho, bem como a participação de estagiários e voluntários desta universidade.



Para mais informações consulte o nosso site em http://www.tudosobrerodas.org/

Contactos:
Fundação Filos
Rua de Costa Cabral, 929
4200-225 Porto
Telef.:225092080

Sem comentários: