Nome do Projecto: Entrecasas

Entidade: Desafio Jovem

Categoria: Famílias Vulneráveis

O Entrecasas é um projecto no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada promovido e financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, que tem como objectivo principal a Prevenção das Toxicodependências, e que visa intervir na família e nos seus sub-sistemas.

Partimos do pressuposto de que é no seio da família que se geram as atitudes e crenças sobre as dependências e as substâncias, base dos comportamentos, constituindo-se esta o pilar básico de socialização da criança e do adolescente.

Os objectivos principais do Entrecasas são diminuir o uso/abuso de substâncias psicoactivas na população-alvo, melhorar as relações familiares e desenvolver competências pessoais e sociais nos membros da família.


O nosso grupo-alvo são famílias vulneráveis da Freguesia do Prior Velho que procurem a nossa ajuda ou que sejam sinalizadas pelas entidades parceiras.
O Projecto assenta sobre quatro componentes fundamentais: Programa de Treino de competências Parentais, Programa de Treino de competências Pessoais e Familiares, Educação Afectiva e Informação sobre substâncias psicoactivas e riscos associados ao consumo.


De acordo com as quatro componentes serão realizadas várias acções das quais destacamos as seguintes:

Fins-de-semana da Saúde
Fins-de-semana nos quais as famílias serão deslocadas para uma quinta com espaços verdes, onde serão realizadas actividades Outdoor e Indoor que fomentem a partilha de dúvidas, realização de trabalhos, actividades lúdicas e debates entre famílias, subordinadas ao tema das substâncias psicoactivas. Fins-de-semana destinados às crianças e adolescentes com o objectivo de treinar as competências dos filhos.

P.E.T. (Parent Effectiveness Training)
Acção dirigida aos pais das famílias alvo. Consiste num programa de treino de competências parentais cujos conteúdos são a negociação e gestão de conflitos, a prática de escuta activa e competências de comunicação.



Programa Aprender a Crescer
Acção dirigida aos filhos (crianças entre os 5 e os 12 anos). Trabalha as competências pessoais básicas e as competências pessoais, os outros e a família a desenvolver na EB 1 do Prior Velho.












Programa de Aquisição/Treino de Competências - Dj. Viver.com
Acção dirigida aos filhos adolescentes. É constituída por sessões que abordam as seguintes temáticas: auto-estima, auto-conhecimento, comunicação e gestão de conflitos a desenvolver na EB 2,3 Bartolomeu Dias.

Programa de Desenvolvimento Socio-afectivo
Acção dirigida a pais e filhos adolescentes cujos conteúdos são os sentimentos, o auto-conhecimento e o reconhecimento a desenvolver no Entrecasas.






Crescer a Brincar
Acção dirigida a pais e filhos crianças cujos conteúdos são o autoconhecimento, a auto-estima, as emoções positivas, a regulação emocional e a diferenciação emocional, cognitiva e comportamental a desenvolver no Entrecasas.












(Con)Viver
Espaço dedicado aos avós ou pessoas de mais idade de algumas das famílias acompanhadas. É uma actividade contínua que incide em cinco áreas, competências pessoais e sociais, movimento, expressão plástica, promoção da saúde e actividades sociais.

Contactos:
Entrecasas
R. Alexandre O’neill nº1
(lote 46), loja C
2685-398 Prior Velho
Tel. 210996277
911997113/5
ericapmira@gmail.com

Sem comentários: