Projecto: Idanha Mais Futuro

Entidade: Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova

Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis




O projecto “Idanha + Futuro”, aprovado em Junho de 2007, no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada, regulado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, está a decorrer na Escola EB 2, 3/S José Silvestre Ribeiro.


É um projecto de prevenção, que pretende levar junto dos jovens mais informação e, assim, promover estilos de vida saudáveis, reduzindo a vulnerabilidade dos jovens ao consumo de substâncias psicoactivas, promovendo a vinculação escolar, a integração social e autonomia através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.



São objectivos do Idanha+Futuro aumentar a auto-estima dos jovens; melhorar os comportamentos de integração em meio escolar, aumentar o rendimento e prevenir o abandono e o absentismo escolar e consequentemente os comportamentos de risco.

Para cumprir os objectivos, o projecto contempla várias acções, entre as quais se destacam o Gabinete de Apoio ao Estudante, à disposição de todos os alunos, das 9:00 às 17:00 horas de Segunda a Sexta-feira; um programa de rádio, transmitido quinzenalmente na única rádio local existente no concelho; um espaço Internet de actualização mensal, que tem como pontos fortes a divulgação das várias actividades desenvolvidas na escola, um fórum, a divulgação das várias ofertas de entretenimento saudável existentes no concelho, links de ligação a sites de interesse na área da saúde, jogos pedagógicos e uma galeria de fotografias; o Clube Aventura “Miguel Ângelo” que dinamiza actividades de âmbito desportivo e de reconhecimento das riquezas do território do concelho. Diariamente são desenvolvidas actividades que promovem a aquisição, desenvolvimento e treino de competências pessoais e sociais. À excepção do Gabinete do Estudante, as restantes acções são dirigidas aos alunos dos cursos de Educação e Formação a decorrer na escola.


Acreditamos que o meio escolar oferece um grande potencial de intervenção, sendo um contexto privilegiado para o desenvolvimento dos processos de socialização e treino de competências, sem prescindir de uma intervenção mais específica na temática do consumo de substâncias psicoactivas e efeitos nocivos para a saúde. Pretende-se que haja um espaço de partilha de ideias, sentimentos e dúvidas relativamente aos factores subjacentes aos consumos aditivos para que os jovens possam fazer escolhas mais saudáveis e sobretudo mais conscientes.
Embora a equipa seja constituída por diferentes técnicos, a trabalhar diariamente no projecto, encontram-se na escola, duas psicólogas.
Contactos
Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova
Av. Mouzinho de Albuquerque, nº. 67
6060-178 Idanha-a-Nova
Telf. 277208027

Sem comentários: