IX Congresso Brasileiro de Saúde Colectiva – Recife
Olinda-Recife

31 de Outubro a 04 de Novembro de 2009


A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Colectiva vai realizar, o IX Congresso Brasileiro de Saúde Colectiva. Segundo os organizadores esta será uma oportunidade singular para que as diversas disciplinas e os diferentes actores que se dedicam à Saúde Colectiva possam trocar teorias e práticas e apresentar à sociedade os resultados de seu trabalho e das suas reflexões.

O tema central do congresso é “Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com Direito à Saúde”. A partir deste tema, estão previstas quatro dimensões com vista a organizar, estimular o debate, garantir visibilidade a abordagens inovadoras enfocando questões que a comunidade considera prioritárias. As quatro dimensões do tema central são: (i) Ciência, Tecnologia e Inovação para o cumprimento dos princípios e directrizes do SUS; (ii) Saúde e Segurança Social; (iii) Desenvolvimento Social e Económico Sustentável; e (iv) Garantia dos Direitos Humanos. Para cada um destes temas foram, ainda, definidos sub-temas para os quais esteve aberta a possibilidade de enviar um resumo de uma experiência relevante nesta área.

Neste sentido, considerando o carácter inovador e experimental do PIF, a equipa submeteu para apreciação um resumo sobre o programa, que foi aceite pela comissão científica do Congresso. A apresentação será na forma de poster e será enquadrado no sub-tema “Avaliação e Qualidade em Saúde”.

Assim, a equipa do PIF representará nesta iniciativa o IDT, IP, onde irá ser possível dar conhecer o trabalho do Instituto na área da prevenção das toxicodependências, através da experiência do PIF. Será também uma oportunidade de formação, de troca de experiências e de estabelecimento de contactos para eventuais trabalhos futuros.


Para mais informações:
http://www.saudecoletiva2009.com.br.




XV Jornadas do GAF
1, 2 e 3 de Julho de 2009

O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) organiza todos os anos, por altura da comemoração do seu aniversário, umas jornadas dedicadas às áreas em que intervém. Este ano, e na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), com o projecto “Famílias em Missão”, financiado pelo Programa de Intervenção Focalizada (PIF) do IDT, vão ser subordinadas ao tema “(Com)unidade: experiências preventivas & envolvimento comunitário”.
Pretende-se com este encontro proporcionar momentos de (in)formação, reflexão e partilha para profissionais da área e para a comunidade em geral, sob a temática da prevenção e intervenção familiar. No primeiro dia será desenvolvida a acção “+ Comunidade”, uma reunião exclusivamente dirigida às equipas do PIF, na categoria Famílias Vulneráveis. O segundo dia é preenchido com um seminário, “A comunidade ao encontro da prevenção” e o terceiro dia será dedicado a diversos workshops.
As acções decorrem no Axis Viana Business & Spa Hotel, em Viana do Castelo.


Informamos que a equipa do PIF vai, no dia 2, fazer uma comunicação sobre o programa, o que poderá ser um motivo adicional para a participação de todos !!!

Mais informações em: http://www.gaf.pt/jornadas/


WORKSHOP

Coimbra 25 de Maio 2009

Realizamos no passado dia 25 de Maio em Coimbra, na Santa Casa da Misericórdia, o workshop que designamos “PIF - uma ideia e ensaio para uma intervenção preventiva baseada em evidência científica – reflectir a experiência”.


Pretendeu-se com este workshop reunir todas as equipas técnicas dos projectos que compõem o PIF, para uma reflexão conjunta sobre a sua concepção e implementação, nas diferentes componentes: selecção, monitorização, avaliação e financiamento. As equipas reuniram-se em subgrupos pela categoria a que pertence o seu projecto: Crianças e Jovens Vulneráveis; Famílias Vulneráveis e Indivíduos com Padrões de Consumo em Contextos Recreativos, para reflectirem em conjunto.

Todos se empenharam numa discussão bastante participada e empenhada, que resultou num conjunto de reflexões que traduzem uma síntese crítica que aponta as forças, oportunidades, ameaças e fraquezas do PIF e aquela que foi a sua participação nesta experiência.


Os resultados desta reflexão foram apresentados num segundo momento a todo o grupo, à equipa técnica do PIF e aos dirigentes do IDT, IP - Conselho Directivo, Departamento de Intervenção na Comunidade/Núcleo de Prevenção, que também estiveram presentes.

Os 24 meses de implementação do Programa cumprem-se no final do mês de Junho e a avaliação feita pelas equipas, apesar das fraquezas apontadas, traduz globalmente o PIF como uma experiencia verdadeiramente positiva, de muitas aprendizagens e como um passo em frente na qualificação da intervenção preventiva no nosso país.

O Workshop foi bastante produtivo e as conclusões fazem um balanço e oferecem pistas importantes para a avaliação qualitativa do PIF.



Agradecemos a todas as equipas o seu forte
empenho e contributo !!!!



Algumas fotos…





















































Congresso Nacional do IDT, IP
Intervenção
em Dependências…
Rumo à Qualidade Total
28 e 29 de Maio - Caldas da Rainha.

O IDT, IP vai promover nos proximos dias 28 e 29 de Maio, nas Caldas da Rainha mais um congresso nacional, dedicado à Qualidade Total na Intervenção em Dependências.

Será um evento de âmbito técnico-científico em que serão abordadas diferentes temáticas ligadas às dependências, nas suas variadas vertentes.
Pretende-se uma aproximação entre os profissionais de saúde das diversas áreas da acção e outos profissionais, numa perspectiva de enriquecedora de troca de experiências e de conhecimento dos novos rumos da intervenção nacional em matéria de condutas aditivas.
Terá um formato de confeências e Workshops, nos quais vão ser abordadas diversas temáticas.

A experiência do PIF, será abordada num workshop que denominamos Ensaio para a Avaliação Preventiva baseada em Evidência Científica – A Experiência do PIF. Pretende-se analisar e pensar sobre o programa numa perspectiva reflexiva, com os diversos intervenientes envolvidos na sua implementação, especialistas em investigação cientifica e todos aqueles que partilham da premissa de que o caminho para a promoção da qualidade da intervenção preventiva, em dependências, será o da sustentação das suas diversas práticas na avaliação e na evidência cientifica.

O workshop terá lugar no dia 28, ás 14h30 e conta com os seguintes intervenientes:
M.ª Alexandra Marques Pinto (FPCE da UL)
Paulo Anjos (Associação Existências)
Sandra Tavares (Grupo Aprender em Festa)
Patricia Sarmento (Pressley Ridge Portugal)
Moderadoras: Joana Carvalho e Paula Frango (IDT, I.P.)
Relatora: Natacha Silva (IDT, I.P.)

Local: Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Mais informações na página do IDT, PI:
http://www.idt.pt/PT/FORMACAO/OFERTAFORMATIVA/Paginas/EventosFormativos.aspx

Fórum Jovens entre Riscos

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira organiza nos próximos dia 5 e 6 de Maio de 2009 o Fórum Jovens entre Riscos que terá lugar na Sociedade Filarmónica Alverquense, em Alverca, e no Centro Cultural do Bom Sucesso.

O Fórum Jovens entre Riscos resulta de uma iniciativa conjunta entre o Município de Vila Franca de Xira, a Divisão da Polícia de Segurança Pública de Vila Franca de Xira e a Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário e tem como objectivo criar um espaço de diálogo, reflexão e partilha de experiências entre jovens, professores, técnicos e pais, sobre as temáticas do uso de drogas e da violência.

Este Fórum pretende igualmente constituir-se como um momento privilegiado para a divulgação do trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido nestas áreas, no âmbito do PIPT (Plano Integrado de Prevenção das Toxicodependências do Concelho de Vila Franca de Xira) e do Projecto “Poder Escolher”, promovidos pela APSDC; do Plano Municipal para a Igualdade do Concelho de Vila Franca de Xira, em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que lançou este ano uma Campanha dirigida à prevenção da violência nas relações de namoro, bem como no âmbito de outras iniciativas e projectos que em diferentes concelhos/territórios contribuem para a prevenção destes comportamentos. Alguns destes projectos fazem parte do Programa de Intervenção Focalizada.

Para consultar o programa e inscrever-se por favor clique aqui:
http://www2.cm-vfxira.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=31843&noticiaId=59069&pastaNoticiasReqId=31825

Projecto: “Uma Aventura no Mundo da Família”

Entidade: Grupo Aprender em Festa

Categoria: Famílias Vulneráveis


O Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família” foi aprovado e financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada – na categoria das Famílias Vulneráveis.

A entidade promotora deste Projecto é o Grupo Aprender em Festa (GAF) uma IPSS sediada em Gouveia, distrito da Guarda. Trata-se de uma Instituição que ao longo dos seus 15 anos de existência tem desenvolvido iniciativas que visam alcançar objectivos relativos à promoção do apoio a crianças e jovens, saúde e bem-estar das famílias, educação dos cidadãos e ao desenvolvimento comunitário. O GAF possuí já um percurso no que se refere à promoção de estilos de vida saudáveis e consequentemente à prevenção de comportamentos de risco quer através de Programas financiados pelo IDT - Planos Municipais de Prevenção das Toxicodependências, quer através de iniciativas próprias.


A candidatura ao Programa de Intervenção Focalizada surgiu tendo por base o diagnóstico efectuado junto das Redes Sociais, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Autarquias, Agrupamentos Escolares, entre muitas outras entidades pertencentes aos Concelhos de Gouveia, Seia e Celorico da Beira, que identificaram famílias com as seguintes vulnerabilidades: Deficiente gestão familiar onde se inserem menores em risco, negligência, violência doméstica, problemas de saúde e défice de competências pessoais e parentais. Comportamentos de risco, dificuldades de integração, má gestão de recursos. Problemas psicológicos, distúrbios da personalidade e problemas psicoafectivos, bem como problemáticas referentes ao consumo de álcool e drogas. Acrescentam-se ainda condicionantes ambientais como o isolamento social e geográfico, o desemprego, más condições habitacionais e situações de pobreza e exclusão social.


Concelhos com intervenção do Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família”

OBJECTIVOS GERAIS DO PROJECTO

O principal objectivo deste projecto é investigar a eficácia de uma intervenção de Educação Parental de tipo preventivo e interventivo, centrada na família e implementada na comunidade. Prevê-se que a intervenção tenha reflexos na promoção da competência social e do bem-estar contribuindo assim para a prevenção ou redução dos problemas de comportamento nas crianças e, deste modo, a prevenção da violência, consumo de substâncias lícitas e ilícitas e abandono escolar na adolescência.
Trata-se de um projecto de prevenção experimental que obedece aos critérios metodológicos da investigação científica de carácter longitudinal.

O PROJECTO OPERACIONALIZA-SE ATRAVÉS DE 5 ACÇÕES

ACÇÃO 1 SINALIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO – Foi efectuada através de parcerias efectivas de entidades e serviços locais, nomeadamente: Escolas do 1º Ciclo, Jardins de Infância, Juntas de Freguesia e Autarquias, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Centros de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Serviços Locais da Segurança Social, Equipas Locais do Rendimento Social de Inserção, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, Centros de Acolhimento Temporário e outros Projectos com intervenção na Comunidade
SENSIBILIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO - A participação dos pais nas sessões de Educação Parental faz parte, numa grande maioria dos casos, das medidas de intervenção, promoção e protecção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e das Equipas Locais do Rendimento Social de Inserção.


ACÇÃO 2 – MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DA COMUNIDADE – Procedeu-se à formação teórica de voluntários (alunos do curso de Animação Sociocultural de uma Escola Profissional local), que posteriormente efectuaram um estágio prático no Projecto garantindo actividades lúdicas e de entretenimento com os filhos dos pais participantes nas sessões. Foram ainda estabelecidos contactos com Instituições, Autarquias e Juntas de Freguesia para a cedência de espaços e equipamentos. Também se procedeu à sensibilização de Associações Comerciais, do Instituto de Emprego e Formação Profissional que apoiaram o Projecto com bens vários o que permitiu constituir a Loja da Família – espaço onde se organizam as recompensas a atribuir aos pais pela vinda ás sessões.

ACÇÃO 3 – FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO PARENTAL - Formação de 20 técnicos durante 3 dias na sede do GAF, no Programa “The Incredible Years – Early Childhood Basic” dinamizada por Carolyn White PhD – Incredible Years Seattle USA.
Formação de 14 técnicos durante 2 dias na sede do GAF, no Programa “Mais Família – Mais Criança”, dinamizada pela autora do Programa Professora Doutora Filomena Gaspar, também Coordenadora científica do Projecto.
Formação de 3 técnicos da equipa de coordenação do Projecto em metodologias de avaliação da interacção da figura parental com a criança – Dyadic Parent-Child Interaction Coding System, dinamizada por Tracy Baywater PhD e Karen Jones PhD – Incredible Years Wales Traning – Bangor University, num total de 49 horas que decorreu na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra.

ACÇÕES 4 e 5 – DINIMIZAÇÃO DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO PARENTAL

METODOLOGIA
Na condição experimental é implementado o programa parental ‘Incredible Years’ Basic Program de Webster- Stratton. Numa intervenção alternativa, controlo com intervenção, os pais participam num programa de educação parental não baseado em evidência, o Programa Mais-Família, Mais-Criança. A investigação contempla ainda um grupo de pais que não estão a ser alvo de qualquer intervenção, constituindo assim um grupo de controlo clássico.

RESULTADOS ESPERADOS
- que as crianças filhas dos pais que participaram no grupo experimental tenham uma redução dos problemas de comportamento e um aumento do bem-estar significativamente superior às dos grupos de controlo;
- que os pais do grupo experimental, que participaram em mais de 6 sessões do programa, tenham resultados na parentalidade significativamente superiores aos dos grupos de controlo e uma redução expressiva na utilização da punição física;
- que a satisfação dos pais com os programas seja a mesma nos dois tipos de intervenção parental;
- que a depressão e o stresse parental apresentem uma redução significativa em ambos os grupos de intervenção, quando comparados ao de controlo sem intervenção;
- espera-se ainda que a competência parental auto-avaliada aumente nos grupos com intervenção dos programas.
- espera-se também que no follow-up após um ano os resultados se mantenham para as crianças e pais do grupo experimental




PARTICIPAÇÃO DA EQUIPA TÉCNICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS

  • XIII Congresso de Psicologia e Educação que decorreu nos dias 11 e 12 de Junho de 2008, organizado pelo Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, com uma comunicação proferida pela Coordenadora do Projecto intitulada “Educação Parental como medida local de promoção da integração social”.
  • II Congresso Nacional de Educação para a Saúde que decorreu de 19 a 21 de Novembro de 2008 na Universidade de Évora, organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma Universidade, onde foi proferida uma comunicação por membros da Direcção do Grupo Aprender em Festa intitulada Das “Festas Comunitárias” à “Aventura no Mundo da Família”, passando pela “Tenda das Tropelias” por “Sair do Beco” e pelo “Animabué”.
  • 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica que decorreu nos dias 13 e 14 de Março de 2009, organizado pela ASAS de Santo Tirso, com uma comunicação proferida pela Coordenadora do Projecto no Painel “Infância, Parentalidade e Adopção”.


Contactos:

Grupo Aprender em Festa
Projecto “Uma Aventura no Mundo da Família”
Estrada Gouveia Moimenta da serraLugar das Amarantes
6290- 327 Gouveia
Tel. 238491694
Email: grupoaprenderemfesta@gmail.com

Nome do Projecto: Recreative Safe Vibe

Entidade: Cercina – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré

Categoria: Indivíduos com padrões de consumo de substâncias psicoactivas



RSV – Recreative Safe Vibe é um projecto de nvestigação-acção, de prevenção selectiva das toxicodependências, junto de frequentadores de espaços recreativos nocturnos, de quatro concelhos do Litoral do Distrito de Leiria – Caldas de Rainha, Leiria, Nazaré e Peniche.





RSV, Escolhe o Teu Som – Em Acção…

Assim, nos espaços recreativos parceiros – Green Hill, Beat Club, Nafta e Blá Blá – um grupo de jovens voluntários, numa perspectiva de intervenção inter-pares
, tem desenvolvido estratégias informativas e de redução de riscos.
Para o efeito, têm vindo a ser distribuídos materiais informativos e promocionais, alguns deles criados especificamente para o projecto.










Têm sido também realizadas Festas RSV - Escolhe o Teu Som, nos vários espaços parceiros, intervenções nas Semanas Académicas e Recepção ao Caloiro (Caldas da Rainha, Leiria e Peniche) e outras festas académicas (Caldas Lathe Night e Festival “Uma Só Voz”), nas quais foram desenvolvidas as mesmas estratégias. No dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de Junho 2008), a CERCINA, com o Projecto RSV e outros parceiros da comunidade da Nazaré, organizaram diversas actividades – Down Hill Urbano e duas Festas RSV – Escolhe o Teu Som, no Nafta e Blá Blá.


RSV, Escolhe o Teu Som – Em formação…

Sendo este um projecto de intervenção inter-pares foram realizadas acções de formação dirigidas ao grupo de voluntários, de três tipos:
  • Capacitação para a recolha de informação empírica (aplicação de questionários e diário de bordo)

  • Capacitação para a intervenção e espaços recreativos nocturnos (prevenção e redução de riscos)

  • Capacitação para a intervenção com pares (treino de competências pessoais e sociais)

Paralelamente, foram dinamizadas acções de informação e sensibilização, dirigidas aos gerentes e staff dos espaços recreativos parceiros, como enfoque na prevenção e redução de riscos (informação sobre substâncias psicoactivas e mitos associados às mesmas estratégias e formas de actuação face a situações de consumos abusivos de substancias psicoactivas).











RSV, Escolhe o teu Som – Em Investigação

Tem vindo a ser evidenciada a necessidade de conferir mais rigor e intencionalidade nas abordagens e respostas preventivas com base em evidência científica. Deste modo, a investigação realizada no âmbito do RSV – Diagnóstico, Avaliação e Divulgação, surge da parceria entre Cercina e CIES–ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Diagnóstico
Tendo em conta a escassez de dados sobre os consumidores e padrões de consumo na área definida para a intervenção, já que os dados existentes são de âmbito nacional, o RSV teve início com a realização de um estudo–diagnóstico, a partir dos espaços parceiros. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário aos frequentadores destes espaços.
O gráfico abaixo apresenta os seus resultados relativos às substâncias psicoactivas consumidas.
Avaliação
Ao longo do RSV, têm vindo a ser criados indicadores e instrumentos de avaliação que permitem monitorizar a intervenção, numa perspectiva de melhoria contínua, isto é, identificando pontos fortes, a potenciar e pontos fracos, a reajustar.

Divulgação
Tratando-se de um projecto de investigação–acção, a divulgação de dados e de resultados da intervenção assume particular importância quer na perspectiva da comunidade científica (aumento de conhecimento) quer na perspectiva da sociedade civil (devolver o contributo potenciando mudanças).




CERCINA, Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré, CRL.
Projecto Recreative Safe Vibe
Caminho Real – Alto Romão
Pederneira
2450 – 060 Nazaré
Telefone: (+351) 262 562 595 / Fax: (+351) 262 562 596



CLAT 5 - 5ª Conferência Latina sobre Redução de Riscos

A CLAT , a sua quinta edição, ocorrerá no Porto (Portugal) entre 1 e 4 de Julho de 2009.
O evento é organizado pela APDES e pelo GRUP IGIA. è o resultado de uma rede de cinco países (Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e outros paises de America Latina) que pretende repensar transnacionalmente o futuro da redução de riscos e questionar os consensos actuais acerca destas políticas e intervenções, problematizando os conceitos e práticas que lhe estão associados e discutindo os Direitos Humanos, as desigualdades Norte-Sul, Leste-Oeste, o diálogo Social entre Actores-Chave.
A conferência decorrerá em 5 linguas: português, espanhol, francês, italiano, inglês, com o objectivo de ir ao encontro da transversalidade territorial destas questões e permitir um diálogo global entre nações.

As incrições estão abertas!

Saiba mais informações em:


Nome do projecto: Famílias em Missão
Entidade: Gabinete de Atendimento à Família
Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis



O “Famílias em Missão” é um projecto promovido pelo Gabinete de Atendimento à Família, através de um dos seus serviços, o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), com financiamento do Instituto da Droga e da Toxicodependência, no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada, contando com a parceria de diversas entidades.

Tratando-se de um projecto de intervenção e de investigação, o principal objectivo do “Famílias em Missão” visa o estudo da eficácia dos programas de intervenção familiar implementados, como estratégia promotora do desenvolvimento positivo das famílias, tornando, deste modo, as suas crianças e jovens mais saudáveis, mais fortes e mais felizes.

A influência teórica primordial do projecto decorre do modelo ecológico-social que explica a influência dos factores familiares e comunitários na construção de trajectórias desenvolvimentais, que levam ao abuso de substâncias (Kumpfer & Turner, 1990-1991; Turner, Sales & Springer, 1998). Conta, igualmente, com os contributos da psicopatologia do desenvolvimento (Cummings, Davies &Campbel, 2000), do modelo psicopatológico de desenvolvimento de Glantz (1992), do modelo de desenvolvimento social de Catalano e Hawkins (1996), do modelo de aprendizagem social de Bandura (1969, 1986) e do modelo integrador do comportamento desviante de Kaplan (1996).

Estes contributos ganham forma através da implementação de três programas de intervenção de treino de competências familiares: o “Em Busca do Tesouro das Famílias”, o “Strenghtening Families Program” (programa americano mais eficaz na prevenção do abuso de álcool) para famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos, e o programa “Missão C”, destinado a famílias com adolescentes entre os 13 e 16 anos, em situação de risco psicossocial. Acreditamos, portanto, que esta intervenção com crianças e jovens se revele um poderoso contributo na prevenção de problemas emocionais e de uso e abuso de substâncias psicoactivas no futuro.

Com o intuito de garantir a eficácia do nosso trabalho, estas intervenções são alvo de uma rigorosa avaliação, sustentada quer pela supervisão dos seus autores, quer pelos resultados empíricos, baseados em designs quasi-experimentais, aleatorização da amostra, incluindo a realização de uma avaliação pré e pós teste e a comparação entre programas.

Considera-se, através da análise dos resultados preliminares relativos aos concelhos de Ponte da Barca e de Caminha, uma experiência bastante positiva no seu duplo sentido. Famílias satisfeitas e fortalecidas, técnicos motivados e dedicados, comunidades envolvidas e atentas, têm sido alguns dos ingredientes desta nossa receita. O envolvimento comunitário no projecto tem sido uma constante surpresa, mantendo-se actualmente no concelho de Viana do Castelo, bem como o sucesso e divulgação do projecto, servindo inclusivamente de mote para as XV Jornadas do GAF, a realizar-se no próximo mês de Junho de 2009, às quais todos serão convidados a participar.

Contactos:
GAF - Gabinete Social de Atendimento Família
Projecto Famílias em Missão
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do castelo
Tel. 258829138
E-mail: cafap@gaf.pt

Projecto: Trilhos
Entidade: Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Categoria: Crianças e Jovens Vulneráveis






O Projecto TRILHOS tem como objectivo fulcral promover competências específicas, fornecer informações e ainda desenvolver atitudes positivas nos jovens, para lidarem com o risco associado ao consumo de substâncias psicoactivas (SPA’s).
O projecto arrancou em Junho de 2007 em parceria com cinco escolas do concelho de Guimarães, EB 2/3 Arqueólogo M. Cardoso, EB 2//3 João de Meira , Centro de Formação da ADCL, EB 2,3 Fernando Távora, EB 2/3 de Abação. Iniciamos as actividades com 3 turmas dos Cursos de Educação e Formação (CEF’s) e 3 turmas dos Programas Integrados de Educação e Formação (PIEF’s). Neste ano lectivo 2008/09, foram incluídas no projecto mais 4 turmas CEF’s e 1 turma PIEF. Perfazendo no total cerca de 120 jovens.



Actividades Desenvolvidas


Concurso Logótipo Trilhos
No sentido de criar um logótipo para o Projecto, foi proposto a todos as turmas que elaborassem um logótipo que ilustrasse o projecto. Os alunos Victor Pereira e Bruno Lobo, da turma PIEF da ADCL foram os vencedores do concurso.






Entrega de Prémios




Criação do Blog do Projecto: http://trilhos2008.blogs.sapo.pt/

Com o intuito de criar uma plataforma on-line para disseminação de informação, divulgação de actividades e promover espaços de debate e reflexão alargados sobre a problemática da prevenção e do consumo de substâncias foi criado um blog de acesso livre a toda a população.


Acção de Sensibilização e Formação de Competências Pessoais e Sociais / Jovens 2007-08

Foram desenvolvidas 12 sessões nas diferentes escolas parceiras do Projecto Trilhos. A Acção tinha como objectivo a promoção e integração de competências pessoais, sociais, por parte dos jovens, para lidarem com o risco de consumo de SPA’s.

Acções de Sensibilização sobre SPA’s – Professores 2007-08


Workshop foi dinamizado pelo Dr. Miguel Viana do Instituto da Droga e da Toxicodependência de Braga, em duas sessões distintas, uma teve lugar na escola de Eb 2/3 Fernando Távora, realizada 20/12/07, onde estiveram presentes 36 pessoas, e a outra realizou-se na escola EB 2/3 João de Meira, a 15/04/08 onde estiveram presentes 20 pessoas.





Acções de Formação e Sensibilização sobre SPA’s / Jovens 2007-09
Estão a ser desenvolvidas sessões de Formação e Sensibilização sobre SPA’s nas diferentes escolas parceiras do Projecto Trilhos. A acção tem como objectivo promover a integração de informação e conhecimentos sobre o risco de consumo de SPA e consequências do seu consumo.


Espaço de Prevenção Trilhos 2007-09



Espaço destinado a apoiar e intervir de a nível psicológico e social, dirigido aos jovens, às suas famílias, mas também a técnicos que trabalham esta problemática; Em 2008/09 o espaço terá sede na Urbanização Qt. de Santo André, Fracção C - Creixomil, Guimarães, tel.: 253 554 011 e funcionará diariamente de 2ª a 6ª.







Jogo Psico-Pedagógico

O jogo psico-pedagógico “Trilhos: Faz o teu caminho” pretende de uma forma lúdica e participativa promover e desenvolver competências pessoais e sociais, bem como fornecer informações e desenvolver atitudes positivas nos jovens para lidarem com o risco associado ao consumo de substâncias psicoactivas. Estão a ser desenvolvidas 12 sessões com os jovens, pela técnica do projecto, Dr.ª Barbara Santos.
Concurso Tele-Curtas Trilhos 2009
















Equipa Técnica:
Liliana S. Ribeiro (coordenadora)
Bárbara Santos
Ana Marinho


Contactos:
Urbanização Qt. de Santo André,
Fracção C - Creixomil
4800– 868 Guimarães
tel.: 253 554 011
http://www.adlc.org.pt/
http://trilhos2008.blogs.sapo.pt/



Nome do Projecto: Raízes
Entidade: Caminhar, Associação Cristã de Apoio Social
Categoria: Famílias Vulneráveis





O Projecto Raízes é promovido e financiado pelo IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência e está inserido no Programa de Intervenção Focalizada. Trata-se de um projecto desenvolvido pela Caminhar – Associação Cristã de Apoio Social, tendo como parcerias várias entidades dentro do concelho de Ponte de Sôr, como o Município de Ponte de Sor, o Centro de Saúde, a CPCJ, o CRIPS – Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor, a Segurança Social e a Junta de Freguesia de Ponte de Sor.



São considerados como objectivos gerais:

  • Promover a aquisição e integração de competências pessoais, sociais e parentais no quotidiano da vida familiar e social do grupo alvo de intervenção;
    Diminuir a incidência e prevalência do consumo de substâncias psicoactivas nas famílias alvo de intervenção;

  • Desenvolver competências pessoais, sociais, parentais e científicas no grupo de mediadores que constituirá o grupo alvo estratégico neste projecto.

Acreditamos na família, como um sistema relacional, onde a prevenção deverá acompanhar o curso desenvolvimental das interacções familiares, visto ser dentro desta que se desenvolvem os valores e atitudes frente ao consumo de substâncias, constituindo assim a base da relação da criança/adolescente com o seu meio envolvente. Partindo deste pressuposto torna-se fundamental considerarmos as relações familiares como um modelo de intervenções preventivas, pelo que o presente projecto valoriza as variáveis individuais (atitudes, crenças, valores, auto-conceito, auto-estima, cognições, tomada de decisão) e as sociais (processo de aprendizagem e pressão social).

O grupo alvo da nossa intervenção são famílias vulneráveis do Concelho de Ponte de Sor, que solicitam a nossa ajuda ou são sinalizadas pelas entidades parceiras. Partindo dos objectivos e do pressuposto apresentados destacamos algumas das acções desenvolvidas pela equipa no Projecto.




Viver em Família: consiste no acompanhamento sistemático das famílias nos seus contextos naturais (ex: domicilio) por parte do técnico de intervenção familiar, visa facilitar a emergência assim como o reforço das competências adquiridas no decorrer das acções do projecto.






Programa de Prevenção do Consumo de Drogas na família: consiste num programa de seis sessões de informação sobre substâncias psicoactivas, constituídos por seis módulos cujos conteúdos são os seguintes:



Módulo 1. Prevenção do Consumo de Drogas no âmbito da Família; Módulo 2. Informação básica sobre Drogas; Módulo 3. Elementos básicos para uma boa Prevenção no âmbito da Família; Módulo 4. Intervenção familiar com filhos até aos doze anos/com mais de treze anos; Módulo 5. Prevenção, Família e Escola; Módulo 6. A família face aos problemas da droga.




PET – Parent Efectivness Trainning – GATF: acção dirigida aos pais das famílias alvo. Consiste num programa de treino de competências parentais cujos conteúdos são a negociação e gestão de conflitos, a prática de escuta activa e competências de comunicação.

Curso de Competências de Apoio à vida Familiar: constitui como uma estratégia de acompanhamento, formação e inserção social das famílias das crianças em situação de risco beneficiadas pelo mesmo. Este curso desenvolve-se em 5 vertentes:



1. Formação e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais;
2. Formação e Desenvolvimento de Técnicas de Apoio à Vida Doméstica;
3. Formação e Desenvolvimento de Competências Parentais;
4. Educação para a Saúde;
5.Desenvolvimento de Competências Sócio-Profissionais.







Crescer a Brincar: esta acção trabalha nas crianças as competências pessoais sobre o auto conceito, auto estima, regulação emocional entre outras que decorrerá em sala de formação, composta por doze sessões e no domicílio familiar (quatro sessões) juntamente com os pais.


Programa de Desenvolvimento Sócio-Afectivo (CEGOC): esta acção é dirigida aos adolescentes e é constituída por dois módulos. No 1º Módulo aborda-se os Sentimentos e no 2º Módulo o auto conhecimento e reconhecimento. A acção é constituída por dez sessões trabalhadas somente com adolescentes e mais três conjuntamente com os pais em casa.


Café Convívio (Centro de Atendimento a toxicodependentes e Apoio a famílias): consiste num espaço de atendimento e encaminhamento de toxicodependentes ao seu internamento em Comunidades de Estadia Prolongada. Esta acção é dinamizada por um conjunto de técnicos treinados para o efeito através de formação específica orientada pela equipa técnica do Desafio Jovem.

Formação de Agentes de Intervenção Directa – mediadores familiares: esta acção visa a formação de agentes mediadores que irão desenvolver uma acção de apoio junto das famílias em situação de risco. Desenvolve-se numa primeira fase, na formação destes agentes, através de uma formação específica nas áreas e problemáticas deste projecto, e posteriormente em acções de formação continuada aos agentes de intervenção directa com supervisão técnica, com uma regularidade mensal e ainda reuniões de supervisão e estudos de caso às situações familiares intervencionadas com uma regularidade quinzenal.


Contactos
Projecto Raízes

Rua Movimento das Forças Armadas, nº 17
7400-246 Ponte de Sor
Tel. 242206510
965266388
E-mail: projecto.raizes@caminhar.org
E-mail geral: associacao@caminhar.org


Apresentação Internacional do Programa P.E.S. p'Andar: Prevenir, Educar e Socializar

No passado dia 20 de Janeiro, o programa PES p'Andar for apresentado num workshop em Budapeste para uma audiência de profissionais que trabalham com crianças e jovens, em diferentes contextos.

Esta acção foi possível com o apoio da Organização da conferência e do Programa de Intervenção Focalizada (IDT, MS), no âmbito do financiamento do programa PES.

Esta é a conferência mais importante realizada anualmente na Hungria dedicada às crianças. O título "MindenGyerek 2009 Konferencia", em português pode ser traduzido como Conferência "Todas as Crianças, 2009".


Durante os 3 dias (de 19 a 21 de Janeiro) houve centenas de comunicações, decorrendo em média 20 workshops em simultâneo. Apesar da grande maioria dos oradores ser Húngara, houve também algumas comunicações internacionais: França, Alemanha, Áustria, Roménia, Portugal, entre outros.

Projecto: "Educar Para Prevenir”
Entidade: Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Arcos de Valdevez
Categoria: Famílias vulneráveis

O projecto “Educar para Prevenir”, desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez, enquadra-se no Programa de Intervenção Focalizada - PIF, promovido pelo Instituto da Droga e Toxicodependência – IDT.




O PIF visa o desenvolvimento de intervenções preventivas de tipo selectivo que vão de encontro às problemáticas de grupos específicos, no nosso caso, as famílias vulneráveis.
Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


Objectivos:
A investigação tem demonstrado que a prevenção mais eficaz no campo das toxicodependências, passa pela promoção dos factores de protecção e a diminuição dos factores de risco a ela associados.


A nível familiar, alguns dos factores de risco identificados são as atitudes familiares a favor das substâncias psicoactivas - SPA e/ou a aceitação, acessibilidade e consumo das mesmas; conflitos familiares; separação ou divórcio; práticas educativas desajustadas; problemas de disciplina e abuso físico. Como factores de protecção, a investigação salienta: a coesão familiar, o envolvimento familiar, a supervisão parental, o clima afectivo da família, as relações pais-filhos apoiantes, a procura de informação e suporte para benefícios da criança.


Neste sentido, o projecto “Educar para Prevenir” tem como objectivos gerais a promoção de factores de protecção e a diminuição dos factores de risco nas famílias envolvidas no projecto, mediante a implementação de 5 ACÇÕES: 1. Em busca do tesouro das famílias; 2. Acções de formação/sensibilização para pais; 3. Gabinete de apoio familiar; 4. Acções de formação/sensibilização para jovens; 5. Aprender em família.


De modo mais especifico e visando a operacionalização destes objectivos gerais, o projecto “Educar para Prevenir” prevê a:
· Promoção de competências parentais ajustadas
· Promoção de competências pessoais e sociais
· Fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas


Transversalmente a todas as Acções, o projecto prevê a promoção do conhecimento sobre os serviços disponíveis para apoiar as famílias, de modo a facilitar a prossecução dos seus direitos.

Destinatários:
Famílias encaminhadas pela CPCJ de Arcos de Valdevez.


Acção nº1 – Programa Em Busca do Tesouro das Famílias




Consiste na aplicação do Programa Em busca do Tesouro das Famílias” – Intervenção familiar em prevenção primária das toxicodependências, que prevê intervenções paralelas com pais e filhos, assim como sessões familiares, com os seguintes objectivos:



1. Promover competências parentais ajustadas nas famílias abrangidas
pelo projecto (diminuição do uso parental de estratégias inadequadas de disciplina, promoção da qualidade da relação pais/filhos com aumento do uso de competências parentais positivas, conhecimento parental e eficácia parental, promoção da supervisão parental adequada e das competências parentais para lidar com a expressão emocional da criança).



2. Promover competências pessoais e sociais nas famílias (diminuição de problemas de comportamento, dificuldades de atenção, sintomas emocionais e dificuldades de relacionamento com os pares; promoção do comportamento pró-social da criança e aumento na capacidade de organização familiar, qualidade da comunicação, forças e resiliência familiar)




Acção Nº2 – Acções de Sensibilização/Formação para Pais



Com objectivos semelhantes aos da Acção Nº1, esta visa a intervenção focalizada nos pais, mediante a implementação de acções de formação dirigidas a mães abordando os seguintes temas: desenvolvimento infantil e a adolescência - papel dos pais/mães; práticas educativas; treino de competências – resolução de problemas; práticas educativas e lúdicas; as regras e as rotinas; gestão emocional/resolução de conflitos; relação pais/mães – filho(a)s e estratégias positivas; treino de competências – comunicação; auto-estima, treino de competências pessoais e sociais e informação e conceptualização sobre toxicodependências.



Assim, além de promover competências parentais ajustadas, também se pretende promover competências pessoais e sociais (competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima) e fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.




Acção nº4 – Acções de Sensibilização/Formação para Crianças e Jovens





Esta acção prevê a formação de 2 grupos, abrangendo uma população dos 11 aos 18 anos de idade.Pretende-se promover competências pessoais e sociais nos jovens (desenvolver as competências ao nível dos estilos comunicacionais assertivos, competências de tomada de decisão e auto-estima). E fomentar o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas (facilitar o conhecimento sobre as substâncias psicoactivas e desenvolver uma atitude de oposição ao uso de substâncias.

No âmbito desta acção, o grupo de jovens tem participado em várias actividades extra formação, como campanhas de sensibilização ou animação de festas.

São disto exemplo:
a) A campanha realizada numa escola sob o tema: O álcool é uma treta














b) Animação de festas com o grupo de dança;




c) Campanha para manutenção da Vila limpa














Acção nº5 – Aprender em Família


Esta acção tem por objectivo proporcionar actividades de convívio familiar e ocupação de tempos livres de forma saudável, trabalhando simultaneamente o relacionamento parental em contextos de interacção familiar, e fomentando o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis como prevenção do uso de substâncias psicoactivas.














Onde aceder:
Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Arcos de Valdevez
Vessadas (Salvador) 4970-482 Arcos de Valdevez
Telefone: 258 522 893 Fax: 258 522 914

E-mail: geral@cvp-arcos.pt